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Dicas para melhorar a experiência do seu consumidor na hora da compra

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Melhorar a experiência de compra online é um tema que desperta o interesse de todo o empresário. Afinal, aplicar essa estratégia gera fidelização. Como consequência, sua marca ganha mais autoridade no mercado e o seu faturamento aumenta.

De acordo com a pesquisa “O futuro do consumo num cenário pós-Covid-19”, realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 72,4% dos entrevistados tiveram uma boa experiência nas compras online, sem desconsiderar também os 22,1% que tiveram uma vivência intermediária. Ou seja, proporcionar ao consumidor uma experiência online positiva é de extrema importância para ver o seu negócio crescer e ganhar espaço no mercado.

Abaixo, listamos algumas dicas para melhorar a experiência dos seus clientes e, assim, gerar um maior resultado.

1. Sempre oferecer um bom atendimento: esse deve ser o primeiro ponto do seu objetivo. Para isso, é necessário contar com um suporte atencioso e que leve em consideração a particularidade de cada situação. Como sabemos, os consumidores que têm uma boa experiência costumam voltar a comprar naquele site, além de indicá-lo para outras pessoas. Agilidade para resolver qualquer tipo de problema é outro quesito importante.

2. Ofereça muitas formas de pagamento: para o empresário que pretende atuar no mercado da internet, atrair o interesse de um grande número de consumidores e melhorar a experiência de compras online, é extremamente importante oferecer várias formas de pagamento.

Quanto mais opções estiverem disponíveis no marketplace, melhor será para o cliente, que poderá escolher a forma mais conveniente. Nesse momento, é imprescindível contar com um bom sistema de gestão e de automatização de pagamentos. Afinal, ele traz mais segurança e permite um planejamento mais eficiente.

3. Checkout transparente: se refere ao processo final da compra. Por meio dela, o cliente não é redirecionado para outro site na hora de fechar o seu pedido. Assim, ele é mantido na mesma página, o que melhora a sua experiência. Nesse sentido, é crucial promover a simplicidade desse processo.

De forma direta, isso significa que além de não redirecionar o cliente para outra página, é importante também minimizar os passos dentro da jornada de compra que deve apresentar, no máximo, três fases.

4. Tenha processos organizados para fluidez do trabalho: é necessário estabelecer alguns processos e adotar uma prática de padronização com o objetivo de oferecer uma experiência de compra online positiva. Nesse sentido, você deve constituir um modelo de trabalho que funcione como uma engrenagem perfeita e previsível.

Assim, as ações serão tomadas de forma sistematizada e baseadas em regras preestabelecidas. Do mesmo modo, os colaboradores terão mais liberdade para trabalhar dentro dessa organização. Isso também reduz o risco de ser pego de surpresa e de ter demandas desnecessárias.

5. Invista em um pós-venda: por último, mas não menos importante, investir no pós-venda é essencial para que o atendimento continue após esse recebimento.

É necessário que a empresa adote processos que levem em consideração um pós-venda apropriado com o objetivo de deixar seus clientes mais motivados, pois eles percebem que a empresa está comprometida com a satisfação.

Como você pôde ver, algumas ações ajudam a melhorar a experiência de compra online e aumentar a fidelização de clientes. O ideal agora é implementar todas essas práticas em seu negócio. Precisa de ajuda para melhorar a experiência online de sua empresa? Então, conte com a iugu. Entre em contato e descubra as maravilhas que a nossa plataforma pode fazer pelo seu negócio!