Logo E-Commerce Brasil

Melhor Envio: retrospectiva 2021 e o que vem por aí em 2022

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

No ano em que completou 6 anos de fundação, o Melhor Envio cresceu, expandiu seus serviços e chegou a muito mais lojistas! Novidades foram lançadas, serviços foram melhorados e o compromisso de ser a melhor opção em frete para e-commerce do Brasil se consolidou de vez.

A seguir, veja quais foram os pontos altos do ano de 2021 para o Melhor Envio. E confira também algumas dicas do que está vindo por aí. Preparado?

Melhor Envio e Locaweb: a parceria se solidificou

Em dezembro de 2020, o Melhor Envio veio a público para anunciar que estava sendo comprado pela Locaweb. O negócio, de mais de R$80 milhões, foi amplamente repercutido pela imprensa.

2021 foi o ano em que Melhor Envio e Locaweb acertaram os detalhes da parceria e como poderiam trabalhar juntas para levar o melhor serviço possível aos clientes. Esse compromisso seguirá com força total em 2022.

Um dos sinais da solidez dessa união aconteceu em outubro, durante o evento online e gratuito Universo E-commerce. Ao longo de 4 dias de evento, o Melhor Envio e outras empresas do grupo Locaweb levaram conteúdo de qualidade a milhares de lojistas de todos os cantos do país.

Buslog e novos serviços de frete para e-commerce

O ano de 2021 começou com o Melhor Envio dando boas-vindas à Buslog, a mais nova transportadora parceira da plataforma.

O conceito da empresa é muito interessante: a Buslog usa o bagageiro de ônibus de viagem para fazer o envio de encomendas. Dependendo do trecho, a entrega pode ser bastante rápida.

Inicialmente disponível em São Paulo, o serviço da Buslog pelo Melhor Envio foi estendido e hoje já atende a toda a área de cobertura da transportadora, o que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mas a chegada da Buslog não foi a única novidade do Melhor Envio em termos de serviços de frete para e-commerce.

Novas modalidades de frete dos Correios

Fortalecendo ainda mais a parceria com os Correios, o Melhor Envio passou a oferecer em 2021 três novas modalidades de frete pela transportadora:  Mini EnviosPAC Grandes Formatos e Sedex Grandes Formatos.

Com a adição dos serviços, os lojistas que usam o Melhor Envio agora conseguem usar os Correios tanto para enviar encomendas minúsculas quanto grandes pacotes.

O sucesso do Melhor Ponto

Uma das maiores vantagens do Melhor Envio é a possibilidade de fazer a cotação e a contratação de frete para e-commerce em diferentes transportadoras. Dessa maneira, o lojista pode comprar fretes com a empresa de transporte que oferecer as melhores condições para o trecho pesquisado.

Entretanto, uma questão importante que muitos lojistas traziam era o tempo que levavam para despachar os pacotes, já que tinham que passar em agências de diversas transportadoras. Para sanar esse problema, surgiu o Melhor Ponto.

O Melhor Ponto é uma rede de unidades do Melhor Envio que recebem pedidos com etiquetas de frete compradas pela plataforma. O serviço é gratuito e permite que o lojista reúna todos os pacotes e poste em um mesmo lugar, ainda que estejam com etiquetas de frete de transportadoras diferentes.

O Melhor Envio faz a separação dos pacotes e as transportadoras passam diariamente nas unidades do Melhor Ponto para recolher as encomendas e dar andamento às postagens.

Já são mais de 10 unidades espalhadas pela cidade de São Paulo e o serviço vem se mostrando um sucesso! Só para ter uma ideia, o volume de envios deixados nas unidades do Melhor Ponto no sábado pós-Black Friday dobrou em relação ao recorde histórico.

Vem aí: novas unidades do Melhor Ponto serão abertas nos próximos meses. E calma! Em 2022 há planos para expandir o serviço para outras cidades!

Meus Links de Frete: facilitando a vida de quem vende pelas redes

Milhares de lojistas usam as redes sociais como principais canais de venda online. Essas pessoas não contam com as facilidades que uma plataforma de e-commerce ou um marketplace possuem. Para ajudá-las a simplificar a logística de seus negócios, o Melhor Envio lançou os Meus Links de Frete.

Com a novidade, o lojista consegue cadastrar seu produto e enviar um link para que o próprio consumidor escolha o tipo de frete que deseja, com base nas opções disponíveis no Melhor Envio.

Dessa maneira, o cliente pode levar em consideração fatores como prazo de entrega, preço do frete e transportadora de sua preferência ao escolher como o envio será feito.

Para quem vende por canais digitais, especialmente pelas redes sociais e WhatsApp, essa facilidade vem mudando a maneira como o frete é calculado. Lançado em 2021, o serviço já se mostrou um grande sucesso e o uso dos Meus Links de Frete quase dobrou durante a Black Friday deste ano.

Novas integrações no Melhor Envio

Em 2021, o Melhor Envio ultrapassou a marca de 50 integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces, Hubs e EPRs.

Integrações muito aguardadas pelo público, como as parcerias com a Tray e com a Dooca Commerce, finalmente foram entregues ao público!

2022 promete ser um ano cheio de surpresas boas com a chegada de novas plataformas parceiras e também com o aperfeiçoamento de integrações já existentes. Fique ligado!

Aliás, se você tem uma loja em uma plataforma que ainda não é integrada ao Melhor Envio, converse com ela e mostre seu interesse em ter essa facilidade. O apoio dos lojistas é muito importante para que o Melhor Envio expanda seu portfólio de integrações e parcerias para atender o maior número possível de empreendedores!

Siga o Melhor Envio em todo lugar!

Quando 2021 começou, o Melhor Envio tinha como um de seus objetivos ajudar lojistas de todo o país a melhorarem a logística e a gestão de seus negócios. Para isso, além de investir na tecnologia da plataforma e na expansão das parcerias, a empresa também investiu com muito carinho na criação de conteúdo.

O Instagram do Melhor Envio ultrapassou a marca de 100.000 seguidores em 2021! No Youtube, o canal que traz dicas sobre e-commerce e logística já contabiliza quase 30 mil inscritos. Isso sem falar nas milhares de visitas que o blog do Melhor Envio recebe todos os dias!

Além da produção diária nesses canais, o Melhor Envio também investiu na primeira edição do Frete Sem Neura, evento 100% online e gratuito que aconteceu entre os dias 22 e 23 de setembro de 2021 e reuniu grandes nomes do e-commerce brasileiro.

O evento foi um sucesso! Foram mais de 30.000 inscritos e uma média de 1000 espectadores por dia! Perdeu a edição? Não se preocupe! Você pode assistir gratuitamente todas as palestras aqui.

A maneira como o público abraçou os canais de conteúdo do Melhor Envio mostra que o trabalho está sendo bem feito. Mas pode ter certeza que muita coisa legal ainda vem por aí!

O que vem por aí no Melhor Envio?

Imagine uma modalidade de frete que entrega a encomenda no mesmo dia? Ou quem sabe uma modalidade que entrega no dia seguinte? O que parece bom demais para ser verdade já está quase saindo do forno! Fique de olho nas redes sociais do Melhor Envio para ser informado assim que a novidade sair.

Além desses novos serviços de frete, o ano de 2022 no Melhor Envio também reserva mais integrações a caminho, a expansão da rede de unidades Melhor Ponto, mais eventos focados em e-commerce e, é claro, a continuidade do trabalho de criação de conteúdo valioso.

“Estamos mais focados do que nunca na nossa missão de ajudar lojas virtuais de todos os tamanhos a simplificar, baratear e melhorar a logística para e-commerce e a geração de frete de seus negócios”, comenta Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio.

Que venha 2022!

Leia também: Varejista Pernambucanas ingressa no mercado de venda direta.