Logo E-Commerce Brasil

Oportunidade na crise: setores de logística e tecnologia crescem na pandemia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

De acordo com levantamento do Sebrae, só no Brasil, mais de 600 mil micro e pequenas empresas foram obrigadas a fechar as portas nos primeiros meses de 2020.

Para a maioria das que conseguiram resistir, a alternativa foi migrar para o virtual. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 100 mil lojas online foram criadas neste período de quarentena, até agora.

Ou seja, se por um lado a pandemia impossibilitou o funcionamento de algumas empresas, por outro, criou novas necessidades a serem atendidas e nova oportunidade na crise.

Um levantamento feito pela Conversion apontou um crescimento de 51% no e-commerce, com mais de 1 bilhão de visitas a lojas virtuais. Isso comparado à fevereiro, quando ainda não havia sido decretada a pandemia.

E junto com o comércio eletrônico, setores relacionados como o de logística e tecnologia também expandiram.

No caso das transportadoras, o que se vê é um cenário sem precedentes. Ao mesmo tempo em que receberam o aumento na demanda por entregas causado pelo crescimento do e-commerce, se viram forçadas a realizar uma série de adaptações no seu funcionamento por conta das restrições impostas para combater à Covid-19.

Para proteger os funcionários do grupo de risco, muitas transportadoras estão trabalhando com efetivo reduzido. Além disso, a malha aérea sofreu uma redução de 90%, o que sobrecarregou o modal terrestre.

Para reverter esse quadro, as empresas estão qualificando os serviços. Os Correios, por exemplo, investiram na compra de veículos para fazer as entregas.

E como você, lojista, fica em meio a tudo isso? Saiba que este cenário pode ser facilitado com o uso da tecnologia, demanda que também cresce durante a pandemia. Um exemplo deste crescimento é o caso do Melhor Envio.

Startup que simplifica o frete ajuda lojistas na crise

Assim como o e-commerce foi impulsionado, as buscas pelo Melhor Envio também cresceram. Aumentaram 204% no Google.

O resultado é que a plataforma cresceu 293% nos três primeiros meses de pandemia e está recebendo mais de mil novos cadastros por dia!

Para lidar com o crescimento rápido, a startup pretende quadruplicar a equipe de atendimento até o fim do ano. E está trabalhando para disponibilizar ainda mais transportadoras para os usuários, além de novas parcerias com plataformas de e-commerce e marketplaces.

Mas afinal, o que é o Melhor Envio e o que faz?

Conheça o Melhor Envio

O Melhor Envio surgiu em 2015, com o objetivo de simplificar o frete do e-commerce. É uma plataforma online que facilita a gestão das entregas da sua loja virtual.

E ao longo destes 5 anos, teve conquistas impressionantes:

  • 5 transportadoras parceiras;
  • Integração com mais de 30 plataformas do ecossistema do e-commerce;
  • 7 meios de pagamento disponíveis;
  • Mais de 100 colaboradores com dedicação exclusiva.

Confira algumas das vantagens que o Melhor Envio oferece para quem vende pela internet:

Cotação Simultânea de Frete

Com a tecnologia do Melhor Envio, é possível comparar as condições oferecidas por diferentes transportadoras e escolher a que melhor atende o seu negócio.

Isso acaba com a necessidade de negociar contratos individuais com cada uma. O que é vantagem, principalmente para quem está dando os primeiros passos com uma loja online e ainda faz poucas entregas mensalmente.

Algumas das transportadoras parceiras do Melhor Envio oferecem a coleta de encomendas. Assim, neste momento em que muitas cidades estão decretando lockdown em combate ao coronavírus, você pode seguir a recomendação de ficar em casa e ainda economiza tempo.

Rastreamento de Encomendas

Gerando os seus fretes através do Melhor Envio, você tem à disposição ferramentas como o Melhor Rastreio. Com ele, você e seu cliente podem acompanhar na plataforma toda a movimentação da encomenda até a entrega no endereço de destino.

O que traz uma série de benefícios, entre eles:

  • Diminuir a ansiedade do cliente pelo recebimento do produto;
  • Eliminar o risco de que o entregador não encontre ninguém em casa já que o seu cliente pode se programar para receber a encomenda;
  • Reduzir o seu gasto com logística reversa;
  • Ajudar a identificar possíveis falhas e atrasos na entrega do seu envio;
  • Suporte aos usuários.

Apesar de ser o intermediador do frete e não se envolver diretamente com as encomendas, caso ocorra algum atraso, o Melhor Envio oferece todo o suporte no contato com as empresas de transporte para os fretes gerados na plataforma.

Para entregas via Correios, o Melhor Envio trabalha com uma empresa terceirizada que abre automaticamente Pedidos de Informação (PI) no sistema da estatal quando uma entrega atrasa. Isso quer dizer que até mesmo quando um usuário não identifica o fim do prazo, a plataforma já garante a cobrança de informações daquela remessa junto aos Correios.

Nos envios com a Jadlog, o Melhor Envio se compromete em contatar a transportadora sempre que o lojista identificar algum atraso através do monitoramento da entrega.

E todos os dias, das 9h às 19h, um time de especialistas está disponível, pronto para tirar dúvidas e auxiliar os usuários da plataforma.

Plataforma de Gestão do Frete

Se cadastrando no Melhor Envio, você concentra todas as informações sobre os seus envios no mesmo lugar e faz a gestão do seu frete totalmente online.

Integração com Plataformas de E-commerce e Calculadora de Fretes

O Melhor Envio pode te ajudar a encontrar um frete mais competitivo, independentemente do tamanho do seu negócio.

Se você utiliza uma plataforma de e-commerce parceira, pode integrar com o Melhor Envio e oferecer as opções de frete diretamente na sua loja. Já se você vende pelas redes sociais, pode usar a calculadora de fretes e repassar o valor do envio para o seu cliente.

Cadastre-se! É grátis!

Como se não bastassem tantas vantagens, tem mais essa: o Melhor Envio é grátis!

Para usar a plataforma, não tem limite mínimo de envios e nem mensalidade. Você só paga pelos fretes que gerar.

Então se junte a milhares de lojistas e simplifique o frete do seu negócio: se cadastre no Melhor Envio!

Leia também: WhatsApp amplia parcerias com bancos na Índia para expandir serviços nas áreas rurais.