Redação E-Commerce Brasil

Black Friday confirma frete expresso e foco no consumidor entre as tendências para 2021

Quinta-feira, 17 de dezembro de 2020   Tempo de leitura: 12 minutos

As melhores expectativas do e-commerce brasileiro sobre a Black Friday 2020 se confirmaram na última semana de novembro, quando novos e antigos consumidores correram para aproveitar os descontos das lojas virtuais.

Segundo levantamento realizado pela Ebit|Nielsen, o faturamento alcançado nas vendas online durante os dias 26 e 27 foi de R$ 4 bilhões, um aumento de mais de 25% em relação a quinta e sexta-feira da semana promocional em 2019.

Já a pesquisa da Neotrust mostra crescimento ainda mais significativo, de 31% nos dois dias mais movimentados, o que gerou cerca de R$ 5,1 bilhões em faturamento no setor.

Mais do que bons resultados, a Black Friday de 2020 também trouxe as confirmações de algumas tendências para 2021.

Para começar, está a participação de pequenos e médios e-commerces, que seguem conquistando sua fatia no mercado.

No Melhor Envio, plataforma de intermediação de frete que busca aumentar a competitividade das empresas de menor porte, o período registrou aumento de 33% em relação à movimentação de 2019.

Outro dado importante observado pela plataforma de fretes foi sobre a Cyber Monday, que teve um aumento de 40% no número de frete gerados em relação à sexta-feira e 360% mais alto do que no mesmo dia do ano anterior.

Foco no consumidor é essencial para sair na frente

Não há dúvidas que o e-commerce ganha cada vez mais relevância no varejo. O processo, que já vinha de alguns anos, foi acelerado consideravelmente pelos cuidados com distanciamento social exigidos pela pandemia do coronavírus, que levou milhões de brasileiros a realizarem sua primeira compra online em 2020.

Contudo, a maior demanda foi acompanhada pela maior oferta de lojas virtuais, com novos negócios surgindo a cada dia. Diante deste cenário, oferecer o que o público procura é essencial para sair na frente da concorrência.

E é fácil perceber que os consumidores, com todo o direito, estão cada vez mais exigentes, e que apenas ter o menor preço não é mais garantia de sucesso.

Entrega expressa ganha preferência

A escolha da modalidade de frete preferida no Melhor Envio durante o período da Black Friday comprova esse perfil do consumidor.

Diferente do que muita gente pode imaginar, o serviço mais escolhido nos fretes pelos Correios foi o Sedex, modalidade de entrega expressa da estatal, com 49% dos envios realizados na transportadora por meio da plataforma.

Ou seja, lojistas e clientes preferiram trocar os valores mais baixos do PAC – modalidade de entrega econômica – pela agilidade.

Vale saber, os Correios seguem em alta entre pequenos e médios lojistas, e a transportadora foi escolhida em 65% dos fretes gerados no Melhor Envio na Black Friday.

Público busca identificação com as empresas

Em um primeiro momento, donos de pequenos e médios e-commerces podem se assustar com grandes concorrentes, como as gigantes Amazon e Via Varejo, que apostam alto nas vendas pela internet.

Todavia, um novo perfil de consumo apresenta notícias reconfortantes. Pautas como sustentabilidade e identificação com empresas, além da preferência por negócios locais, aparecem com mais força nas escolhas do público. Muitos clientes que compram pela internet afirmam buscar negócios que tenham posturas compatíveis com essas preocupações.

Com isso, o uso de materiais eco-friendly e recicláveis, tanto na produção dos artigos, quanto nas embalagens usadas para envio, se mostra uma boa tendência para perseguir em 2021, assim como o investimento no público local.

É claro que a comunicação e o marketing também devem seguir o mesmo caminho. Aqui, é importante combinar o discurso com as ações, já que todos aspectos de uma empresa são observados pelos consumidores.

Atendimento é ponto decisivo na experiência do cliente

Quando falamos que “todos os aspectos são observados”, não é exagero. Isso explica por que tem se falado tanto na importância da experiência do cliente.

O público procura por lojas online que ofereçam uma experiência satisfatória do início ao fim do processo de compra. Começando, claro, pela navegação no site, que deve ser intuitiva, simples e agradável – seja no desktop ou nos dispositivos móveis.

Entre outros pontos básicos, estão a facilidade na finalização da compra e variedade de meios de pagamento disponíveis, por exemplo. E, claro, a entrega eficiente, dentro do prazo e com os artigos em perfeitas condições.

Contudo, com toda a concorrência, não é interessante ficar apenas no “básico”.

É bom lembrar, por exemplo, que os clientes gostam de encontrar muitas alternativas para realizar as compras da forma que acharem mais conveniente. Por isso, é sempre interessante apostar em diferentes meios de pagamento e opções de entrega.

Como os resultados do Melhor Envio na Black Friday comprovam, nem sempre o frete mais barato será o preferido, já que muita gente topa pagar um pouco mais para receber os produtos em menos tempo.

Logo, quanto mais alternativas de frete, melhor. A entrega econômica e a expressa não podem faltar, mas o ideal é oferecer uma série de opções em prazos e valores, deixando a escolha com os consumidores.

Finalmente, é preciso saber que todo o trabalho vai ser em vão se o e-commerce não garantir atendimento de primeira linha. Apesar da distância física das compras pela internet, o consumidor tende a valorizar um atendimento personalizado e, claro, acessível.

Ou seja, é importante que seus clientes consigam fazer contato com a loja virtual sempre que acharem necessário, seja para tirar dúvidas sobre produtos, concluir uma compra ou, principalmente, encontrar a resolução de um problema.

Bem-estar e autocuidado em alta

O ano de 2020 fez muita gente repensar hábitos cotidianos em busca do bem-estar e autocuidado, mesmo em meio a tantas mudanças e dúvidas sobre o futuro. E, com mais tempo dentro de casa, as atividades de rotina também passam por mudanças.

Tanto que as categorias de Beleza & Cuidados Pessoais e Arte, Papelaria & Armarinho aparecem com destaque nos fretes intermediados pelo Melhor Envio durante a Black Friday, com 9% e 8% do total de entregas, respectivamente.

Porém, categorias de roupas e acessórios alcançaram, com folga, os primeiros lugares entre as mais vendidas. Segundo a plataforma de intermediação de fretes, a categoria de Calçados, Roupas & Bolsas foi a grande campeã, responsável por 20% dos envios realizados. Logo depois temos Joias & Relógios, com 11% nos fretes gerados.

Arte: Kerou Ávila

Os números apresentados pelo Melhor Envio acompanham a tendência geral do varejo durante a Black Friday 2020, como mostra o levantamento da Neotrust|Compre & Confie.

Mais uma vez, Moda & Acessórios aparece na primeira posição, seguida por Beleza, Perfumaria & Saúde. Artigos para Casa, Entretenimento e Eletrodomésticos também seguem no topo da lista.

Arte: Kerou Ávila

Lições que ficam para 2021

Como deu para perceber, 2020 deixou algumas lições importantes no e-commerce, que devem ser lembradas no planejamento para o próximo ano. Uma das principais é que o público está exigente, e sua loja online deve se preparar para atender a essas expectativas.

Isso vai além dos produtos oferecidos na vitrine virtual, já que toda a experiência de compra é avaliada, desde a navegação do site até a entrega do produto na casa do cliente.

Felizmente, a tecnologia está aqui para ajudar.

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de frete que realiza a cotação simultânea com diferentes transportadoras, permitindo que lojistas e seus consumidores escolham sempre a opção mais conveniente naquele momento.

Com mais de 300 mil lojistas cadastrados e alto volume de entregas, a plataforma negociou contratos vantajosos com essas empresas de transporte, ajudando na competitividade de pequenos e médios e-commerces ao reduzir os custos com o frete dos produtos.

Além disso, a plataforma garante uma série de ferramentas para organização e acompanhamento das entregas e integração com plataformas de e-commerce, ERPs, HUBs e marketplaces. Dessa forma, a rotina da loja virtual fica muito mais fácil, rápida e menos suscetível a erros.

Todos os serviços oferecidos pelo Melhor Envio são gratuitos, livre de mensalidades, contratos pagos ou número mínimo de encomendas por mês. O lojista paga apenas pelos fretes gerados na plataforma! Faça como milhares de lojistas por todo o Brasil e aproveite todas as vantagens do Melhor Envio.

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