Logo E-Commerce Brasil

Melhor Envio e Locaweb unem forças para alavancar o e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Os investimentos em e-commerce prometem continuar em alta em 2021. Um dos bons sinais nesse sentido veio da Locaweb, que anunciou investimentos em duas empresas do setor.

Desde dezembro de 2020, o Melhor Envio, plataforma que oferece soluções completas em gestão logística para pequenas e médias lojas virtuais, faz parte do grupo Locaweb Commerce, que também anunciou a aquisição da Ideris, plataforma de integração com marketplaces.

As aquisições mais recentes se juntam a outros nomes conhecidos da subsidiária integral da Locaweb dedicada ao comércio eletrônico, como Tray, Yapay, Social Miner e All In. O escopo geral da Locaweb inclui, ainda, Etus, Nextius, KingHost e Delivery Direto.

Melhor Envio facilita acesso a fretes competitivos

Fundado em 2015, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o Melhor Envio faz a intermediação entre pequenos ou médios e-commerces e grandes transportadoras em atuação no Brasil, como Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo e Via Brasil.

Por meio da plataforma, os lojistas têm acesso aos serviços de fretes oferecidos pelas transportadoras com condições especiais, em descontos que podem chegar a 75%, sem a burocracia de firmar contratos individuais com cada empresa.

O objetivo é facilitar a gestão logística nesses negócios, além de oferecer maior competitividade ao reduzir o valor do frete.

Em outubro de 2020, o Melhor Envio ficou com a primeira colocação no Prêmio ABComm de Melhor Logística para E-commerce no Brasil.

Braço logístico da Locaweb Commerce

Com esse currículo, a empresa foi escolhida para assumir o braço logístico do grupo formado pela Locaweb, que já oferece um ecossistema para lojas virtuais com plataforma de e-commerce, soluções para pagamentos, integração entre marketplaces e gestão de assinaturas, entre outros serviços.

Com o Melhor Envio, a Locaweb reforça a atuação no segmento de logística e se apresenta como uma alternativa completa para digitalizar o varejista brasileiro.

O grupo informa, ainda, que os sócios fundadores do Melhor Envio — Bruno Centurião, Éder Medeiros e Maurício Mesquita — permanecem na liderança das operações da empresa, dentro da unidade Locaweb Commerce.

O que muda no Melhor Envio?

Após o anúncio da novidade, o CEO do Melhor Envio, Éder Medeiros, reafirmou o compromisso de garantir a continuidade de todas as vantagens da plataforma, assim como as parcerias já conhecidas ou futuras.

Aliás, a perspectiva é que as ferramentas e possibilidades do Melhor Envio fiquem ainda mais completas.

“Vamos fazer com que essa nova capacidade financeira se traduza na criação de novos recursos para beneficiar ainda mais antigos e novos clientes. Então, o que vocês podem esperar são novos serviços e produtos logísticos, sempre com objetivo de deixar a operação dos clientes do Melhor Envio mais eficiente, mais barata e mais competitiva”, afirma Éder.

Outro ponto importante é que todos os benefícios oferecidos pelo Melhor Envio seguem gratuitos, sem mensalidades, contratos pagos ou número mínimo de envios. Como acontece desde sua criação, os clientes pagam apenas pelos fretes gerados na plataforma.

Aumentar o número de integrações e parcerias está nos planos

A continuidade vale, também, para integrações com ferramentas ligadas ao comércio eletrônico, como plataformas de e-commerce e marketplaces, HUBs, ERPs e lojas virtuais.

Obviamente, parcerias entre o Melhor Envio e outras empresas da Locaweb Commerce, como a plataforma Tray, estão nos planos.

Contudo, empresas que não fazem parte do grupo também seguem na mira da plataforma de fretes, que tem como objetivo aumentar as mais de 40 integrações atuais.

Vale lembrar que, além de condições mais competitivas e cotação simultânea de frete em diferentes transportadoras, o Melhor Envio oferece, ainda, rastreamento inteligente dos objetos postados, automatização de informações importantes para gestão das entregas da loja online e suporte de especialistas em logística.

Em resumo, as operações do Melhor Envio podem mudar apenas para melhor, com novos recursos, produtos, funcionalidades, integrações e parcerias. Sem deixar de lado nada do que já faz parte da plataforma até agora.

Afinal, a missão do Melhor Envio continua a mesma: a de trazer mais competitividade nos fretes de pequenos e médios empreendedores de todo o país e ajudar o e-commerce brasileiro a alcançar números cada vez mais expressivos.

Leia também: Magalu lança canal de atendimento em Libras para pessoas surdas