Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal são muito importantes para o varejo online. Isso porque nesses momentos os consumidores estão dispostos a gastar mais dinheiro com presentes ou interessados em aproveitar as promoções e descontos.
Mas para que você, lojista, consiga se beneficiar com essas datas sazonais, é necessário pensar em cada campanha com antecedência.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar como os grandes marketplaces se preparam para períodos de alta demanda e como pequenos e médios e-commerces podem usufruir das estratégias adotadas por essas empresas. Além de abordar erros e acertos de anos anteriores. Vamos começar?!
Os grandes marketplaces se preparam com antecedência
É bem provável que, ao ler este conteúdo, você fique se questionando que ainda é cedo para pensar na Black Friday 2023. Mas, pelo contrário, quanto antes começar a preparar sua estratégia de vendas, maiores são as chances de sucesso das suas campanhas.
Com o crescimento acelerado do comércio eletrônico nos últimos anos é esperado uma concorrência cada vez mais acirrada. Dessa forma, lojistas que anteciparem os preparativos para essas datas importantes, estarão um passo à frente dos concorrentes.
E os grandes marketplaces sabem disso. Normalmente, esses players possuem equipes especializadas para pensar estratégias e preparar as plataformas para as datas comemorativas.
Isso inclui rever o que deu certo ou errado em ações anteriores e analisar as projeções do mercado. Aliás, durante o primeiro semestre várias empresas costumam divulgar relatórios no ano anterior, o que pode trazer insights valiosos para seu e-commerce, como mostraremos no próximo tópico.
Outra coisa que os marketplaces fazem é investir em propaganda de produtos e SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca) para atrair consumidores.
Também se preocupam em garantir que toda a infraestrutura de suas plataformas estejam prontas para lidar com o grande volume de acessos e pedidos.
Nesse sentido, mais três coisas devem ser pensadas com antecedência:
1. aumentar a capacidade de armazenamento dos sites, contratando serviços de hospedagem que atendam as necessidades do negócio;
2. admitir mais colaboradores para dar conta do atendimento que costuma subir bastante em datas comemorativas;
3. aprimorar a logística. Inclusive, muitos marketplaces vêm investindo pesado para agilizar as entregas, diminuir custos operacionais e oferecer fretes com preços mais baixos, pois sabem o quanto esses fatores impactam diretamente os resultados das vendas.
Veja erros e acertos dos anos anteriores
Você já deve ter ouvido o ditado: errar é humano, né?! Mas aprender com o erro é sabedoria. Logo, analisar o que os marketplaces fizeram de errado nos anos anteriores pode trazer boas lições para e-commerces menores.
E já podemos adiantar dois erros muito comuns: não planejar a logística e não ter estoque suficiente para atender a demanda.
Por isso, volto a bater na tecla sobre a importância de antecipar os preparativos para datas comemorativas. Aproveito para dar uma dica de um serviço que pode ajudar a melhorar a logística da sua loja virtual: intermediadores de frete.
O Melhor Envio, por exemplo, é um intermediador completo e pronto para atender e-commerces de todos os portes. Independente se você realiza 10 ou 1 mil envios por mês, todas as pessoas que usam a plataforma têm acesso a fretes até 80% mais baratos.
Além da economia, com o Melhor Envio você pode solucionar rapidamente gargalos com a entrega, uma vez que é possível contratar fretes com diferentes transportadoras simultaneamente. Outro ponto positivo é que você não precisa pagar taxas ou mensalidades para usar a plataforma, clique aqui e experimente!
Ao que se refere aos acertos, uma atitude adotada por grandes players é monitorar os resultados. É super importante acompanhar de perto suas campanhas de marketing para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. E você não precisa esperar até o final da ação para fazer essa checagem. O ideal é observar todo o desenvolvimento e, se for preciso, até mudar o rumo da abordagem com a campanha no ar.
Esperamos que você tenha gostado das dicas e consiga replicá-las no seu negócio. Até a próxima