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Melhor Envio completa 6 anos: de uma ideia inovadora a uma empresa de R$83 milhões

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O comércio eletrônico se consolidou no Brasil de uma maneira rápida e robusta. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que, entre abril e setembro de 2020, 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online. No período, o Brasil registrou a abertura de mais de 150 mil novas lojas online.

Ao mesmo tempo em que a rápida expansão do e-commerce no país representa o surgimento de várias oportunidades, ela também sinaliza que muitos desafios precisam ser enfrentados. Um dos maiores é o desafio logístico de fazer com que as entregas sejam feitas em todo o país sem tornar o frete caro demais e inviável para pequenos empreendedores.

Neste cenário, o Melhor Envio criado em março de 2015, completa 6 anos dedicados a ajudar pequenas lojas virtuais de todo o país a terem acesso a fretes realmente competitivos.

Desenvolvido a partir de uma ideia surgida durante uma longa viagem de ônibus, o Melhor Envio se tornou uma organização de R$83 milhões, e que hoje faz parte do Grupo Locaweb.

Melhor Envio: ideia que surgiu numa viagem de ônibus

Hoje considerada uma das maiores soluções em logística para e-commerce no Brasil, o Melhor Envio nasceu a partir da determinação do jovem empresário, Éder Medeiros, que sabe que a união faz a força.

Muito antes de se tornar o criador do Melhor Envio, Éder já tinha um espírito empreendedor e percebeu que poderia ser um bom negócio importar produtos da China e revender no Brasil pela internet. Surgia aí a Random, sua primeira loja virtual.

Entre 2012 e 2013, a loja virtual que vendia desde bijuterias até produtos de anime japonês cresceu e começou a dar frutos. Tanto que Éder passou a se dedicar exclusivamente ao projeto.

Mas, em 2014, o país passou por momentos complicados, o que causou a disparada do dólar e acabou levando a Random à falência.

Endividado e sem saber ao certo o que fazer, Éder juntou o que tinha e viajou de São José dos Campos/SP, onde morava, até Pelotas/RS, sua cidade natal. A viagem de mais de 28 horas de ônibus serviu para ele refletir sobre possíveis oportunidades.

“Empreender é realmente difícil, mas por que não juntar milhares de pequenas lojas virtuais e negociar fretes com as transportadoras para ajudá-las a serem mais competitivas?”, pensou.

Surgia aí o insight para criar o negócio que mudaria a vida de Éder e da logística para e-commerce de milhares de negócios brasileiros: a plataforma Melhor Envio.

Início da empresa, crescimento e Melhor Rastreio

Os primeiros meses de 2015 foram dedicados a desenhar o protótipo daquilo que viria a ser o Melhor Envio. A ideia era relativamente simples: criar uma plataforma gratuita que reunisse milhares de pequenos negócios e, dessa forma, negociar fretes em grandes quantidades com as transportadoras para oferecer preços mais competitivos a esses pequenos empreendedores.

Para conseguir capital para iniciar o negócio, Éder vendeu o restante do estoque que tinha de sua loja virtual. Era tudo ou nada.

O protótipo do Melhor Envio foi desenvolvido de forma autodidata, por Éder, com base em muitas pesquisas e aprendizado por conta própria.

Os Correios foram a primeira transportadora a ser parceira do Melhor Envio e a negociar um contrato com a plataforma, ainda em 2015. Em 2016 foi a vez da Jadlog se juntar à equipe. Nos anos seguintes vieram LATAM Cargo, ViaBrasil e Azul Cargo Express.

Desde que foi colocada no ar, a plataforma do Melhor Envio mostrou um crescimento escalável impressionante. O negócio foi realmente visionário e chamou a atenção de outras organizações. A ideia recebeu incentivo da aceleradora ACE, do Sebrae RS e da BossaNova Investimentos.

Em 2017, foi colocado no ar o Melhor Rastreio, serviço gratuito complementar ao Melhor Envio que permite que o lojista centralize os rastreios de encomendas de diversas transportadoras em um mesmo painel.

O escritório da empresa, que inicialmente era o quarto de Éder, evoluiu para uma sala no Parque Tecnológico de Pelotas nos anos seguintes até que, em 2019, se transformou em uma grande e moderna sede própria. Um edifício de 750 metros quadrados capaz de comportar um time cada vez maior. A inauguração teve direito a um selo comemorativo dos Correios.

A essa altura, o Melhor Envio já contava com três sócios: Éder Medeiros (CEO), Maurício Mesquita (Diretor de Operações) e Bruno Centurião (Diretor Técnico).

Pandemia, oportunidades e Locaweb

Entre 2019 e 2020 o Melhor Envio cresceu consistentemente. Com uma sede nova, parceria com grandes transportadoras nacionais e integração com cada vez mais marketplaces e ERPs, o futuro da organização despontava como promissor.

Eis que veio a pandemia. O mercado como um todo precisou se reorganizar rapidamente e o e-commerce, que já vinha em um histórico de forte alta, disparou. Só para se ter uma ideia, estudo da Neotrust Compre&Confie, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostrou que as transações no comércio online cresceram 80% entre janeiro e agosto de 2020. O faturamento no período foi 75,5% maior em relação ao mesmo período de 2019.

Nesse cenário, o Melhor Envio precisou reforçar sua equipe e sua plataforma para dar conta de uma demanda que cresceu consideravelmente em pouco tempo. Era real: a plataforma tinha se tornado referência nacional em logística. Título, aliás, reconhecido através do prêmio Abcomm 2020 na categoria Melhor Logística no E-commerce.

Como reconhecimento ao trabalho que fez com que o Melhor Envio se tornasse referência em ajudar pequenos e médios e-commerces a terem mais competitividade, o CEO da empresa, que agora é integrante do Grupo Locaweb, Éder Medeiros, foi apontado pela Forbes como um dos destaques brasileiros com menos de 30 anos em 2020.

Para encerrar um ano cheio de realizações, no final de 2020 o Melhor Envio foi comprado pelo grupo Locaweb, um conjunto de diversas empresas que atuam em áreas como logística, e-commerce, tecnologia e marketing digital. A transação ganhou destaque na mídia e foi fechada por R$83 milhões.

O que esperar do futuro? Éder responde: “já somos referência em logística para e-commerce, mas queremos muito mais! Sabemos do potencial do mercado e, agora com o apoio da Locaweb, temos tudo o que é necessário para expandir ainda mais nossa operação e levar as vantagens do Melhor Envio a cada vez mais pequenos e médios empreendedores brasileiros”, afirma.

Leia também: Investimento em publicidade em marketplaces deve crescer 550% até 2023, revela estudo.