Logo E-Commerce Brasil

Frete no e-commerce: a importância de trabalhar com alternativas nas entregas

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

A chegada do produto na casa do cliente é a etapa final das vendas pela internet. É também uma parte importante na conquista da confiança dos consumidores. Uma entrega problemática, seja por atraso ou danos à mercadoria, pode fazer com que aquela pessoa pense duas vezes antes de voltar a comprar em um e-commerce.

Embora muitos lojistas virtuais saibam disso, não são todos que apostam em uma prática que pode ajudar a evitar problemas de frete nas vendas online: o investimento em alternativas para realizar as entregas.

Segundo um levantamento realizado pela Loja Integrada, plataforma de criação e gerenciamento de lojas virtuais, 86% dos pequenos lojistas questionados usam os Correios como principal opção de frete, sendo que apenas 28% dos entrevistados também trabalham com outras transportadoras.

Contudo, depender de apenas uma empresa para cuidar de todas as entregas da loja online não é a estratégia ideal.

Por exemplo, no último dia 21 de agosto, os funcionários dos Correios declararam uma paralisação durante tempo indeterminado. Assim que a paralisação parcial foi anunciada, a estatal colocou em prática seu plano de contingência, garantindo que usuários de todo o país tenham acesso aos serviços da empresa sem maiores consequências.

Porém, considerando a alta demanda de encomendas no Brasil nesse momento e as mudanças relacionadas à pandemia, alguns locais de destino tiveram o prazo de entrega estendido.

Ou seja, e-commerces de todo o país continuaram a usar os Correios para enviar seus pedidos, principalmente o PAC. No entanto, quem já trabalhava com alternativas tiveram mais liberdade e menos preocupação com relação à escolha do frete no período.

Pandemia e crescimento do e-commerce marcam o setor em 2020

É bem provável que esta não seja a primeira greve dos Correios enfrentada por quem vende na internet. Porém, a conjuntura atual vai um pouco mais longe do que foi visto em anos anteriores, já que as compras online passam por um período importante no Brasil.

Com as recomendações de distanciamento social decorrentes da pandemia, o e-commerce brasileiro registrou recorde de crescimento no faturamento e volume de vendas durante o primeiro semestre de 2020, segundo relatório da Ebit|Nielsen.

Ou seja, a cada dia que passa, mais gente aposta nas compras online e mais lojas virtuais entram no mercado. Com isso, é claro que o volume de entregas de produtos pelo país também aumenta.

Mas, então, como fazer com que este maior número de pedidos não sofra com as possíveis instabilidades do cenário atual? O Melhor Envio, uma plataforma completa para gestão de fretes, tem a resposta.

Investir em alternativas de fretes é a solução

Uma das principais ferramentas oferecidas pelo Melhor Envio é a Calculadora de Fretes. Em poucos cliques, o lojista faz a cotação simultânea com várias transportadoras que atuam no trecho indicado, inclusive Correios.

Assim, o lojista pode escolher os prazos e condições mais convenientes e atrativos para os clientes, e gerar a etiqueta de frete na própria plataforma.

Na verdade, o Melhor Envio vai além da Calculadora de Fretes, buscando contornar a dificuldade que pequenos e médios e-commerces enfrentam ao negociar bons contratos com as transportadoras. Para isso, a plataforma faz a intermediação de um alto volume de cargas, o que permite a negociação de condições exclusivas com as transportadoras parceiras.

Ao utilizar a plataforma, os lojistas podem aproveitar essas condições, reduzindo o valor do frete sem precisar fazer contratos individuais.

Criado em 2015, o objetivo do Melhor Envio não é só facilitar a gestão de logística de uma loja online, mas aumentar a competitividade de pequenos e médios e-commerces, que se beneficiam ao reduzir os gastos com o frete dos produtos vendidos.

Trabalhar com alternativas é importante em qualquer momento

Situações de instabilidade costumam fazer com que e-commerces se apressem na busca por alternativas de fretes. Contudo, o ideal é que lojas online tenham essa variedade como parte da gestão de logística aplicada no negócio, não importa o momento.

O primeiro motivo é óbvio: um e-commerce não pode depender de apenas uma empresa para o transporte das encomendas. Afinal, se esta empresa ou modalidade interrompe os trabalhos, as vendas vão parar também.

Para que isso não aconteça, o lojista deve ter já outras opções engatilhadas, com direito a cotação e processos rápidos, de forma a não atrapalhar os envios.

Contudo, mesmo em condições normais, o acesso rápido e eficiente a diferentes alternativas de fretes é válido.

Um levantamento realizado pela PwC mostrou que 64% dos consumidores brasileiros topam pagar um pouco mais caro para receber o produto em menos tempo. Ou seja, é imprescindível que a opção de entrega expressa apareça em um e-commerce, além da entrega econômica para quem preferir pagar menos no frete.

Ao fazer a cotação simultânea com diferentes transportadoras, o lojista se antecipa às necessidades do público, dando mais opções em relação ao prazo e ao valor pago nas entregas.

É sempre bom lembrar que, assim como as empresas e lojas virtuais, os clientes que compram pela internet também gostam de ter opções, e os e-commerces que sabem disso têm mais chances de sair na frente da concorrência.

Cadastre-se, é grátis!

Além de oferecer condições exclusivas na contratação de fretes, o Melhor Envio é grátis! Todas as vantagens estão disponíveis sem necessidade de mensalidades, contratos pagos ou números mínimos de envios. O lojista só vai pagar pelos fretes que usar!

Além disso, o trabalho do Melhor Envio não acaba com a geração do frete escolhido. A plataforma garante acompanhamento de todas as etapas logísticas da loja online, incluindo cotação e geração de etiquetas de frete, organização e acompanhamento dos envios, rastreamento das encomendas e suporte de uma equipe especializada em logística.

Por meio de integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces, hubs e ERPs, as alternativas de fretes com as transportadoras são exibidas diretamente na loja online, levando todas as opções aos clientes sem riscos de erros de cálculos.

Siga o exemplo de milhares de lojistas em todo o Brasil: faça seu cadastro no Melhor Envio, otimize a gestão de fretes do seu e-commerce e economize nos custos do e-commerce.