Logo E-Commerce Brasil

Melhor Envio agora oferece Sedex e PAC Grandes Formatos para envios de encomendas maiores

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Sua loja virtual vende alguns produtos no catálogo que ultrapassam os limites de envio do PAC e do Sedex dos Correios? Para essas situações, a transportadora criou as modalidades PAC Grandes Formatos e Sedex Grandes Formatos. A novidade é que agora esses tipos de frete podem ser contratados pela plataforma do Melhor Envio.

Voltados a encomendas grandes que não se encaixam no tamanho máximo permitido pelos Correios, o PAC Grandes Formatos e o Sedex Grandes Formatos foram criados para oferecer mais opções de envio aos lojistas sem a cobrança de tarifas extras pelo limite ultrapassado.

Os detalhes sobre esses dois serviços, como contratá-los usando o Melhor Envio e porque é vantajoso fazer isso você confere a partir de agora!

PAC Grandes Formatos e Sedex Grandes: quais as diferenças das modalidades tradicionais?

A modalidade de entregas PAC dos Correios é o frete padrão da transportadora. Mais econômico, ele possui um prazo de entrega um pouco maior. Já o Sedex é a modalidade de frete expresso, que custa um pouco mais caro, mas envia os pacotes num tempo menor.

A mesma lógica se aplica ao PAC Grandes Formatos e ao Sedex Grandes Formatos. A diferença entre a modalidade tradicional e a voltada a encomendas maiores é o tamanho permitido para envio.

As medidas máximas permitidas nas modalidades PAC e Sedex tradicionais são 100 cm de cada lado (considerando altura, largura e comprimento). A soma dos 3 lados não pode ultrapassar 200 cm.

Já no serviço Grandes Formatos Correios, as dimensões aceitas vão de 101 cm até 150 cm em cada lado (altura, largura ou comprimento). Mas atenção: a soma dos três lados não pode ultrapassar 300 centímetros.

Tanto para o PAC e Sedex tradicionais quanto para a versão Grandes Formatos, o peso máximo permitido do pacote é de 30kg. Passado esse valor, haverá cobrança de tarifa extra.

O Melhor Envio, plataforma gratuita de cotação e contratação de fretes, já disponibiliza as modalidades PAC e Sedex nas cotações. A novidade é que agora também é possível pesquisar e contratar envios dos tipos PAC Grandes Formatos e Sedex Grandes Formatos, caso a encomenda se encaixe nos critérios de peso e dimensão acima descritos. Como fazer isso?

Como contratar frete PAC Grandes Formatos e Sedex Grandes Formatos pelo Melhor Envio?

O primeiro passo de como enviar pacotes grandes pelos Correios usando o Melhor Envio é conhecer a calculadora de fretes da plataforma. Trata-se de uma ferramenta simples, onde o lojista deve preencher alguns dados do envio e receber em segundos as possibilidades de entrega junto às transportadoras parceiras.

O Melhor Envio trabalha com os Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Via Brasil e Buslog. Após preencher dados como peso, dimensões, CEP de origem e CEP de destino, basta clicar em “Calcular” para ter acesso às opções de frete.

A maior vantagem de usar o Melhor Envio para contratar fretes é a economia. Por negociar grandes volumes de entrega junto às transportadoras, a plataforma consegue preços de frete mais baratos e repassa esse desconto aos lojistas que usam a solução.

Na tabela de resultados, basta escolher o frete desejado e clicar em “Selecionar”. Além do PAC Grandes Formatos e Sedex Grandes Formatos, a calculadora de fretes irá mostrar todas as modalidades de frete de outras transportadoras que atendem o trecho, sempre por ordem de valor: do mais barato ao mais elevado. Caso prefira um frete que priorize o tempo de entrega, o lojista deve ficar de olho na coluna “Prazo”.

Em seguida, o usuário será convidado a preencher as informações da etiqueta de envio e selecionar a unidade da transportadora onde será feita a postagem. Finalmente, basta pagar o frete, imprimir a etiqueta de envio e colá-la em um lugar visível da embalagem.

Antes de imprimir sua etiqueta de frete, eis algumas dicas:

  • Faça a impressão em escala normal. Impressões em tamanho menor do que 14×10 cm (ou seja, com escala abaixo de 100%), podem gerar dificuldade de leitura do código de barras;
  • Não cole fita adesiva sobre o código de barras da etiqueta, o que pode dificultar a leitura na hora da postagem;
  • Evite o modo “economia de tinta” na hora de imprimir a etiqueta de frete. A qualidade da impressão fica comprometida e isso também pode dificultar a leitura do código de barras – o que pode gerar recusa da transportadora de receber o pacote.

Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil enviar pacotes grandes pelos Correios com a etiqueta de frete do Melhor Envio.

Como enviar embalagens pequenas? Use o Mini Envios dos Correios!

Já vimos que as modalidades de frete PAC Grandes Formatos e Sedex Grandes Formatos são ideais para encomendas muito grandes. E quanto às encomendas muito pequenas? Para essas situações, é possível usar o serviço Mini Envios dos Correios.

Também disponível pela plataforma do Melhor Envio, o serviço Mini Envio é voltado a pacotes de até 300 gramas e que estejam dentro das seguintes dimensões:

  • Medidas mínimas: 1 cm de altura x 10 cm de largura x 15 cm de comprimento
  • Medidas máximas: 4 cm de altura x 16 cm de largura x 24 cm de comprimento

A modalidade de frete Mini Envios dos Correios foi criada para oferecer economia aos lojistas. As entregas feitas por esse serviço costumam ser mais baratas do que o PAC e o Sedex tradicionais.

Caso o pacote atenda ao peso e às dimensões estipuladas, o frete Mini Envios dos Correios vai aparecer como uma das opções quando o lojista pesquisar o envio na calculadora de fretes do Melhor Envio. Basta clicar em “Selecionar” e seguir os mesmos passos descritos acima.

Resumindo: tipos de frete Correios pelo Melhor Envio

Usando o Melhor Envio, o lojista consegue ter acesso a cinco tipos de frete Correios:

  • PAC Correios: entrega padrão – ou econômica – de pacotes com até 100 cm de cada lado (altura, largura e comprimento) e 200 cm na soma dos lados. Máximo de 30 kg.
  • Sedex Correios: entrega expressa de encomendas de até 100 cm de altura, largura e comprimento, cuja soma dos lados não ultrapasse 200 cm. Peso máximo de 30kg.
  • PAC Grandes Formatos: envio econômico de pacotes de 101 cm a até 150 cm de cada lado (altura, largura ou comprimento). Até 300 cm na soma dos lados e 30 kg de peso.
  • Sedex Grandes Formatos: envios expressos de embalagens com dimensões de 101 cm a até 150 cm de altura, largura e comprimento. Máximo de 300 cm considerando a soma dos lados. Até 30 kg de peso.
  • Mini Envios Correios: envio econômico de pequenos pacotes de 1 cm até 4 cm de altura, de 10 cm a 16 cm de largura e de 15 cm até 24 cm de comprimento. O peso máximo é de 300 gramas.

Para ter acesso a todas essas opções, basta realizar um cadastro gratuito no Melhor Envio e começar a aproveitar o desconto no frete que só a plataforma oferece. Mais de 100.000 lojistas brasileiros já usam a plataforma para otimizar a logística de seus e-commerces e repassar a economia no valor do frete aos clientes, aumentando as vendas e se destacando da concorrência. Faça isso você também!

Leia também: Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online do que físicas, aponta pesquisa.