Redação E-Commerce Brasil

Medidas para acelerar economia do país atingem diretamente varejistas

Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A última quinta-feira (15), junto a equipe econômica do governo, o presidente Michel Temer anunciou um novo pacote de medidas de estímulo à economia. Entre elas estão apoio ao crédito, redução dos juros do cartão de crédito e mudanças no ICMS. O objetivo é reduzir taxas, incentivar o crédito, estimular o emprego e consequentemente acelerar a economia.

Confira as medidas que interferem diretamente no mundo do comércio eletrônico:

Crédito

Pessoas jurídicas com faturamento anual de até R$ 300 milhões poderão ser consideradas micro, pequenas e médias empresas para ter acesso ao crédito, segundo esse quesito, junto ao Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Redução dos juros do cartão de crédito

Via medida provisória, o governo pretende permitir a diferenciação de preço entre as formas de pagamento: boleto,cartão de crédito, débito e dinheiro. A ideia é estimular a competição entre as diferentes modalidades e contribuir para a redução dos juros do cartão de crédito.

Lojista

Também uma via provisória, o prazo que o lojista leva para receber o valor de um bem pago com cartão de crédito será reduzido. Atualmente, o comerciante leva em média 30 dias para receber o pagamento, o que segundo a equipe econômica do governo se reflete no aumento dos juros do cartão. Outro impacto no comércio é a universalização das máquinas de cobrança nos estabelecimentos comerciais, que serão compatíveis com todas as bandeiras de cartões de crédito, impedindo a exclusividade. O prazo de implementação da medida, já determinada anteriormente pelo Banco Central, é até 24 de março de 2017.

ICMS

Os formulários de declaração do imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos Estados, serão incluídos no Sistema Público de Escrituração Contábil (SPED), simplificando a operação. Em julho, o layout de escrituração simplificada estará disponível. O projeto-piloto passará a ser aplicado em dezembro de 2017.

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.