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MCC-ENET: vendas online no Sudeste têm queda de 8,31% em abril ante março

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Mesmo com o fato de as compras online terem se tornado um hábito na rotina de consumo no Sudeste, as vendas por e-commerce tiveram queda (-8,31%) em abril, ao comparar com março. Usando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também registrou variação negativa (-12,95%). Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Não foi somente o Sudeste que teve queda nas vendas online. Continuando no mesmo período comparativo, todas as regiões tiveram queda: Norte (-6,72%); Nordeste (-7,90%); Centro-Oeste (-8,85%); e Sul (-10,02%).

“Historicamente, abril sempre foi um mês de quedas no comércio em geral, não apenas no e-commerce. Parte do motivo pelo qual é um período menos aquecido, é que os consumidores dispendem seus recursos com lazer, em razão dos feriados existentes nessa época”, afirma Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da camara-e.net.

Vendas online no Sudeste

Na avaliação das vendas pela internet do Sudeste, com a comparação entre os meses de abril (2022 e 2021), houve queda (-3,24%). Porém, o acumulado no ano segue em alta: 5,74%.

No ranking regional, considerando o acumulado no ano, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Norte (28,03%); Nordeste (19,50%); Centro-Oeste (14,19%); e Sul (12,09%).

Faturamento do Sudeste

O faturamento do e-commerce, no Sudeste, caiu (-9,74%), ao comparar abril deste ano com o mesmo mês do ano passado. Já o acumulado no ano, segue em expansão: 3,33%.

No acumulado no ano, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Nordeste (11,68%); Sul (10,95%); Norte (10,50%); e Centro-Oeste (6,67%).

Metodologia

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust |Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Para conferir o estudo completo, acesse a página do índice.

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