Logo E-Commerce Brasil

Mato Grosso lidera taxa em vendas na web

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Estado do Mato Grosso é o Estado brasileiro com a maior taxa de conversão em compras na web, segundo o “Mapa Conversion do E-commerce no Brasil. De acordo com o estudo, elaborado pela Conversion, agência especializada em SEO e métricas de comércio eletrônico, 1,28% das pessoas que entraram em algum site de comércio eletrônico finalizou a compra.

A taxa de conversão é calculada conforme a proporção de pessoas que compraram ou entraram em contato com o e-commerce em relação ao número total de visitas ao site. O dado indica que as lojas virtuais de Mato Grosso são bem feitas e atendem as necessidades dos consumidores, pelo menos na comparação com os e-commerces de outros estados – a média nacional da taxa de conversão foi de 1,04%.

Apesar do bom desempenho no cálculo de vendas em relação às visitas, o mesmo estudo da Conversion registra que Mato Grosso aparece em 13º lugar no ranking geral dos e-commerces nacionais, em mapeamento feito a partir de 100 milhões de visitas durante 12 meses, comparadas ao PIB nacional (Produto Interno Bruto) e a uma projeção de receita para o ano, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

A queda da primeira posição na conversão para 13ª na classificação geral é explicada pela base de cálculo elaborada pela Conversion, pois Mato Grosso representa 1,8% do PIB nacional, é responsável por somente 0,88% das visitas entre as 100 milhões nacionais, e a receita para o e-commerce corresponde a 1,242% do mercado brasileiro.

Com os resultados apurados, a estimativa é de que o ano de 2014 termine com o faturamento total de R$ 39 bilhões em compras on-line em todo o território nacional, sendo que R$ 292,47 é o valor do tíquete médio nacional, o valor gasto por pessoa em cada compra. O tempo médio de navegação nas lojas virtuais do Brasil é de 3min33s em cada site.

Confiança e segurança – Para Diego Ivo, CEO da Conversion, o “Mapa Conversion do E-commerce no Brasil” confirma a confiança do consumidor brasileiro em comprar via internet. “Além da praticidade, os fatores segurança, entrega, suporte e a compra em apenas alguns cliques ganham cada vez mais adeptos no Brasil”, explica Ivo.

O Centro-Oeste, com o terceiro posto entre as regiões do Brasil, é responsável por 5,9% das visitas a lojas virtuais nacionais nos 12 meses de apuração da pesquisa, que teve como líder o Sudeste, com 66,7% das visitas. Já entre os estados, São Paulo ficou em primeiro lugar na classificação geral, com PIB de 32,6% do montante nacional, visitas aos sites de comércio eletrônico correspondente a 44,34% e taxa de conversão de 1,04%.

Por: Gazeta Digital