Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

MasterCard SpendingPulse: varejo no Brasil segue em queda livre

Quinta-feira, 17 de março de 2016

O desempenho das vendas no varejo brasileiro continua sendo fonte de descontentamentos, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas de varejo.

Em fevereiro, as vendas totais (excluindo automóveis e materiais de construção) caíram 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A média dos últimos três meses foi de -7,6%, ligeiramente acima do quarto trimestre do ano passado, -8,9%. Parte relativa da reação de fevereiro deveu-se ao efeito calendário em fevereiro: um dia extra devido ao ano bissexto.

Artigos farmacêuticos, materiais de construção, supermercados, e bens pessoais apresentaram um desempenho razoável em comparação aos indicadores nacionais das vendas totais. Enquanto isso, roupas, móveis e eletrônicos e combustível estiveram em um patamar inferior.

Por outro lado, o e-commerce teve um aumento de 7,0% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, graças, em parte, ao efeito calendário. Vendas online de eletrônicos, produtos farmacêuticos e móveis superaram a média de vendas do canal, enquanto o setor de hobby & livraria e o de roupas ficaram abaixo do crescimento médio do canal.

De acordo com Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica da MasterCard Advisors, mesmo o ligeiro aumento da confiança do consumidor não foi suficiente para trazer mais vida ao varejo. “O ligeiro aumento na taxa de inadimplência e a redução do crédito, combinados à alta no endividamento das famílias, apontam para uma fraqueza contínua dos gastos dos consumidores”, declarou Rao.

Em março, o e-commerce deve receber o impulso do Dia do Consumidor, o que pode trazer um aumento das vendas no varejo

Regiões brasileiras: As regiões Nordeste (–1,2%), Sudeste (–1,3%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (–5,4%) Sul (–4,1%) e Centro-Oeste (–6,5%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.