Logo E-Commerce Brasil

Marketplaces ganham espaço no mercado

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Plataformas virtuais agregam diversos vendedores. Abcomm diz que, atualmente, 50 plataformas estão em atuação no País, dez delas ligadas a grandes redes

Mais do que uma loja virtual, os marketplaces são plataformas que agregam vários vendedores em um só lugar, onde os clientes encontram variedade e competitividade para adquirir serviços e produtos. Esse tipo de comércio, já consolidado em países como os Estados Unidos, está ganhando relevância no Brasil. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), atualmente 50 plataformas atuam no País, dez delas ligadas a grandes redes. Para as demais, que operam de forma segmentada, os públicos pernambucano e o nordestino, de forma geral, representam um novo e promissor cenário de oportunidades.

Com mais de três mil profissionais cadastrados, o marketplace GetNinjas é a maior plataforma de contratação de serviços do Brasil. No mercado desde 2011, o site reformulou há pouco sua lógica de atendimento para privilegiar a regionalização. “Atualmente, o site prioriza as ofertas geograficamente mais próximas do pedido”, explicou o fundador do GetNinjas, Eduardo L’hotellier.

Apostando na expansão de mercado, a plataforma dobrou os investimentos em marketing digital este ano, em relação a 2013. Apesar de ser propício para o segmento, o Nordeste ainda oferece desafios peculiares. “Em São Paulo, muita gente recorre ao site porque vem de fora e não conhece profissionais de confiança na metrópole”, disse L’hotellier.

Oficialmente no ar desde abril, o Roupas S.A., plataforma focada em moda nacional, já exibe 45 mil clientes e espera chegar a mil lojistas cadastrados até o fim do ano. Em fase de prospecção em todo o País, atualmente a plataforma conta com 800 consumidores pernambucanos. “O Nordeste representa aproximadamente 8% do nosso mailing”, complementou o fundador do negócio, Rafael Guandaline.

Os marketplaces estão fazendo o que os shoppings centers realizaram quando chegaram ao mercado, oferecendo o conforto e a praticidade do ajuntamento de produtos e serviços, na análise do vice-presidente da VTEX, empresa especializada em plataformas para e-commerces, Alexandre Soncini.

Por: Mariama Correia, da Folha de Pernambuco