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Marketplace do Facebook enfrenta investigação antitruste da UE, diz fonte

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Facebook deve enfrentar sua primeira investigação antitruste da União Europeia nas próximas semanas, conforme reguladores se aprofundam em seu marketplace após reclamações de rivais, afirmou uma pessoa familiarizada com o assunto.

A decisão da Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, tornaria o Facebook o mais recente gigante da tecnologia dos EUA a estar em sua mira após processos contra Google (GOOGL) , da Alphabet, Apple e Amazon.

O marketplace do Facebook, lançado em 2016, é usado por 800 milhões de usuários da plataforma em 70 países para comprar e vender itens.

Em 2019, foi analisado pela Comissão Europeia, que enviou questionários buscando detalhes sobre seu papel em relação aos rivais em anúncios classificados online, mostrou um documento da UE visto pela Reuters na época.

As empresas foram questionadas na ocasião se elas veem o Facebook Marketplace como um rival próximo nos serviços de anúncios classificados online e quantas visitas aos seus sites vieram de anúncios colocados no site do Facebook.

Os concorrentes de anúncios classificados reclamaram que o Facebook usa seu poder de mercado para ter vantagem competitiva injusta, disseram à Reuters pessoas familiarizadas com o tema.

A Comissão e o Facebook não quiseram comentar.

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Fonte: Reuters, via Money Times