“Marketing de performance responde aos desafios diários dos atores de e-commerce”, aponta executivo da Kwanko
A constante mudança no comportamento do consumidor obriga as marcas a estarem sempre atentas ao público que querem atingir e, para isso, é necessário que o time de marketing saiba exatamente cada passo do seu cliente em potencial. O marketing de performance acaba sendo a alternativa mais acertada para as empresas, principalmente para as que apostam no digital, quando o foco é um resultado mais assertivo e eficiente.
“O marketing de performance responde aos desafios diários dos atores de e-commerce sobre como aumentar o tráfego no site, aumentar a base de dados e captar leads qualificados para alimentar a sua força de vendas, além de gerar mais vendas diretas no site, com a captação de novos clientes”, explica Antony Araújo, Board Member e Associate Director da Kwanko, em entrevista exclusiva ao E-Commerce Brasil.
Segundo ele, esse é um modelo de negócio com resultado, sem risco e com rentabilidade elevada por ter foco no ROI. “Os clientes definem as metas e objetivos, e somos remunerados apenas se cumprirmos”, conta ele, exemplificando como acontece na Kwanko.
No entanto, ainda que sejam utilizadas ferramentas de mensuração de dados e integração de estratégias, há ainda alguns desafios, como a extinção dos cookies no ano que vem e outras questões envolvendo a privacidade de dados dos usuários, que prejudicam algumas ferramentas de métricas importantes para o marketing de performance.
Questionado sobre isso, Araújo conta que a Kwanko está em constante adaptação para conseguir se adaptar ao novo cenário e ainda menciona que a empresa é precursor em termos de boas práticas de Privacy e consent management.
Ele também elenca algumas das principais dores de e-commerces quando o assunto é marketing de performance. Entre elas está a implementação técnica – incluindo tracking, desenvolvimento técnicos específicos, etc –, design – já que nem todos os clientes usam o serviço de uma agência criativa por conta do custo elevado – e compreensão a respeito das boas alavancas de marketing – o que envolve em quais canais investir para obter vendas e por onde começar –, além de saber analisar métricas para definir onde investir.
“A Kwanko responde a todas essas problemáticas, disponibilizando aos seus clientes uma rede de 180 mil afiliados internacionais especializados na divulgação de campanhas de e-commerce (sites de conteúdo, comparadores, agregadores, email marketing etc.) e também uma plataforma de gestão de campanhas com todas as ferramentas para gerir a sua campanha online (estatísticas detalhadas, reportings completos, pagamento automatizado dos afiliados, etc.)”, aponta.
Além disso, o executivo destaca o acompanhamento de um account manager para a otimização dos resultados, a implementação do tracking facilitada pelo apoio da equipa técnica, e os serviços do Estúdio Criativo que pode criar os materiais da campanha (email, banners, landing page, etc.) com foco em performance.
Fusão com a verticalAds
Em maio deste ano, a multinacional de marketing digital se fundiu com a verticalAds, empresa de plataformas de afiliação estabelecida predominantemente no mercado alemão. A parceria visa assumir a liderança no mercado a nível europeu.
“Temos o projeto ambicioso de nos tornar o líder europeu em marketing de performance em diversos setores com expansão para o mundo todo. O plano de desenvolvimento prevê, em particular, uma aceleração no mercado brasileiro, mercado onde a Kwanko já tem presença desde 2010 (registramos um crescimento recorde de 60% nos últimos dois anos) e trabalha com marcas nacionais importantes como SKY, Claro, Grupo Boticário, Porto Seguro, Crunchyroll (Funimation) e MSC Cruzeiros”, fala Araújo.
A fusão promete oferecer aos clientes uma poderosa rede de 180 mil afiliados em toda a Europa e América Latina.
Ele conta que a verticalAds, fundada em 2006, é uma plataforma de marketing de afiliados que desenvolveu ferramentas exclusivas em 3 verticais: finanças, comunicação (telefonia, mídia, energia) e varejo. A Kwanko, que está presente em 7 países, oferece uma complementaridade geográfica, organizacional e comercial ao posicionamento da VerticalAds que está estabelecida principalmente no mercado alemão. “Nos encontramos em um projeto empresarial, focado no crescimento e na criação de valor para nossos clientes”.
Tendências no setor de marketing de performance
Falando em previsões para o futuro, Araújo afirma que o setor do marketing de performance deverá atingir os US$ 8,2 bilhões ainda este ano e faz algumas apostas que devem ser destaque para o mercado de marketing. Veja:
Leia também: Conheça os 4 tipos de perfil do consumidor de e-commerce para os próximos anos