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Marketing em 2022 requer tecnologia para elevar a assertividade e aumentar as vendas

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo a 44ª edição do Webshoppers, mais amplo relatório sobre comércio eletrônico do país (elaborado pela Ebit|Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco), o e-commerce no Brasil bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021. Para ter uma ideia, o mercado atingiu R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.

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Se existe um setor que coexiste com as vendas é o Marketing, de forma a auxiliar no encantamento do consumidor. Aliás, são muitas as tendências de marketing para este ano e, segundo levantamento do Semrush, a sustentabilidade é um dos tópicos a serem atendidos. Nos EUA, o volume dessa busca subiu de 49,5 mil em dezembro de 2016 para 135 mil em novembro de 2021. Se pensarmos globalmente, o aumento é ainda mais impressionante: de 164,5 mil para 724 mil!

Mas, engana-se quem pensa que este é o único caminho para as estratégias de marketing. Ana Paula Rodrigues, Diretora de Marketing do Magazine Luiza, afirma que nos últimos dois anos houve um crescimento acelerado do varejo digital. “Hoje existem novos formatos de mídia, assim como a ascensão das estratégias de social e influência, uma revolução nos meios de pagamento e alavancas como o cashback, por exemplo. Tudo isso impulsionou evoluções na experiência de compra”.

Marketing e tecnologia = combinação necessária

Para este ano, Ana Paula reforça que a tecnologia será imperativa para as equipes de marketing. “Notamos uma evolução das ferramentas de martech (marketing + tecnologia), assim como em mecanismos de engajamento, recomendação e social commerce”. Consequentemente, segundo ela, o profissional deverá desenvolver a capacidade de aprender constantemente. “Ele terá de ser plural. Ou seja, ir além das competências técnicas e comportamentais para operar o negócio”.

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Entre alguns apontamentos da executiva, o uso da tecnologia chega para melhorar a experiência de compra do consumidor, criar mecanismos de engajamento e novas fontes de receita. Tudo isso, segundo ela, é fundamental para alavancar o crescimento do negócio digital. Vale lembrar que Ana Paula Rodrigues foi vencedora do prêmio E-Commerce Brasil em 2020, na categoria Marketing & Vendas. “Esse reconhecimento é muito importante para os profissionais que trabalham para desenvolver o segmento de e-commerce no Brasil. Afinal, estimula uma busca de melhoria contínua, com a energia e flexibilidade que o varejo digital exige”, frisou.

Prêmio E-Commerce Brasil

A última edição do Prêmio E-Commerce Brasil está no ar. O evento que reconhece os melhores profissionais e empresas do setor conta com seu o voto. Os finalistas desta edição já estão no site do Prêmio e é possível votar nos melhores de cada categoria até o dia 2 de fevereiro. O resultado será divulgado durante a exibição do jornal F5, transmitido pelo nosso canal no YouTube, às 11h na sexta-feira, 4 de fevereiro. Não perca!