Em uma conversa no SXSW — conferência focada em mídia nos Estados Unidos, também conhecida como South by Southwest –, Mark Zuckerberg anunciou que a Meta planeja introduzir NFTs no Instagram no “próximo prazo”. Embora o CEO e fundador da empresa não tenha oferecido muitos detalhes, ele caracterizou a integração de tokens não fungíveis no aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos da empresa como algo a caminho quando a equipe do Instagram resolver alguns dos desafios técnicos.
“Estamos trabalhando para trazer NFTs para o Instagram no curto prazo”, disse Zuckerberg em uma conversa com Daymond John, do Shark Tank. “Não estou pronto hoje para anunciar exatamente como será, mas, nos próximos meses, haverá a capacidade de trazer alguns de seus NFTs e, com o tempo, poder cunhar coisas nesse ambiente”.
Em dezembro, o chefe do Instagram Adam Mosseri confirmou que a empresa estava “explorando ativamente” NFTs com o objetivo de levar a tecnologia a um público mais amplo. “Acho que é um lugar interessante que podemos jogar e também ajudar os criadores”, disse Mosseri em uma história no Instagram.
Esses planos já estavam em andamento: no verão passado, o Instagram sediou a “Creator Week”, uma cúpula virtual apenas para convidados que a empresa caracterizou como um “evento privado para criadores de NFT” em seus convites.
Metaverso
O interesse do Instagram em NFTs se encaixa com a visão mais ampla da empresa-mãe Meta de um mundo virtual interconectado lucrativo cheio de bens digitais. “Espero que a roupa que seu avatar está usando no Metaverse possa ser cunhada como um NFT e você possa levá-la entre lugares diferentes”, disse Zuckerberg.
Embora os planos de NFT da empresa não sejam uma partida para quem acompanha as aspirações da Meta, a integração pode ser muito difícil para alguns criadores avessos à tecnologia.
No Twitter
O Twitter habilitou fotos de perfil NFT para usuários premium no início deste ano — uma integração que não chega ao que o Meta está sugerindo aqui — mas entre o hype de criptografia de Jack Dorsey e a comunidade NFT existente da plataforma, recursos não fungíveis podem estar mais em casa do que em Instagram.
Há também a questão de que o histórico de produtos da Meta no criptoverso é irregular até agora, para ser generoso. Enfrentando ventos contrários de bancos centrais e reguladores, a empresa reduziu os grandes planos para sua própria criptomoeda até que eles tivessem pouca semelhança com seus pronunciamentos iniciais de uma inovação que abalaria o setor.
Fonte: TechCrunch
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