Logo E-Commerce Brasil

Mark Zuckerberg diz que as NFTs logo chegarão ao Instagram

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Em uma conversa no SXSW — conferência focada em mídia nos Estados Unidos, também conhecida como South by Southwest –, Mark Zuckerberg anunciou que a Meta planeja introduzir NFTs no Instagram no “próximo prazo”. Embora o CEO e fundador da empresa não tenha oferecido muitos detalhes, ele caracterizou a integração de tokens não fungíveis no aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos da empresa como algo a caminho quando a equipe do Instagram resolver alguns dos desafios técnicos.

Instagram - fundo rosa

“Estamos trabalhando para trazer NFTs para o Instagram no curto prazo”, disse Zuckerberg em uma conversa com Daymond John, do Shark Tank. “Não estou pronto hoje para anunciar exatamente como será, mas, nos próximos meses, haverá a capacidade de trazer alguns de seus NFTs e, com o tempo, poder cunhar coisas nesse ambiente”.

Em dezembro, o chefe do Instagram Adam Mosseri confirmou que a empresa estava “explorando ativamente” NFTs com o objetivo de levar a tecnologia a um público mais amplo. “Acho que é um lugar interessante que podemos jogar e também ajudar os criadores”, disse Mosseri em uma história no Instagram.

Esses planos já estavam em andamento: no verão passado, o Instagram sediou a “Creator Week”, uma cúpula virtual apenas para convidados que a empresa caracterizou como um “evento privado para criadores de NFT” em seus convites.

Metaverso

O interesse do Instagram em NFTs se encaixa com a visão mais ampla da empresa-mãe Meta de um mundo virtual interconectado lucrativo cheio de bens digitais. “Espero que a roupa que seu avatar está usando no Metaverse possa ser cunhada como um NFT e você possa levá-la entre lugares diferentes”, disse Zuckerberg.

Embora os planos de NFT da empresa não sejam uma partida para quem acompanha as aspirações da Meta, a integração pode ser muito difícil para alguns criadores avessos à tecnologia.

No Twitter

O Twitter habilitou fotos de perfil NFT para usuários premium no início deste ano — uma integração que não chega ao que o Meta está sugerindo aqui — mas entre o hype de criptografia de Jack Dorsey e a comunidade NFT existente da plataforma, recursos não fungíveis podem estar mais em casa do que em Instagram.

Há também a questão de que o histórico de produtos da Meta no criptoverso é irregular até agora, para ser generoso. Enfrentando ventos contrários de bancos centrais e reguladores, a empresa reduziu os grandes planos para sua própria criptomoeda até que eles tivessem pouca semelhança com seus pronunciamentos iniciais de uma inovação que abalaria o setor.

Fonte: TechCrunch

Leia também: Meta adiciona ferramentas de supervisão parental em headset.