Mário Gazin: de empreendedor familiar à expansão nacional do negócio
Difícil imaginar que uma cidade de 6.160 habitantes no Paraná (Douradina) seria o berço do nascimento de um empreendimento tão inovador as lojas Gazin.
A história do executivo, Mário Gazin começou quando ele tinha apenas 11 anos. Mário e os irmãos sempre trabalharam com o pai na roça e nas fazendas de café. Ainda criança, Mário começou a trabalhar como sapateiro e também em uma padaria e posteriormente, em uma loja de móveis.
Tudo mudou na vida de Mário quando, aos 17 anos, a filial de móveis onde trabalhava anunciou que iria fechar. Foi então que Mário tomou a iniciativa de convencer o pai a vender o jipe da família e investir o dinheiro no negócio.
Segundo matéria da Exame, com seis anos de existência, a Móveis Gazin já vendia eletrodomésticos e bicicletas. Após uma geada forte que aconteceu em 1975 que acabou com as plantações de café no Paraná, os agricultores (que eram clientes da loja) começaram a mudar para o Centro-Oeste e Norte. Foi então que a Móveis Gazin "seguiu" os clientes e abriu lojas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Depois inauguramos em Rondônia, no Acre e num pedacinho do Amazonas. Até a nossa décima loja fomos crescendo assim, correndo atrás dos clientes", conta na matéria.
https://youtu.be/JjDasbV2KT4
Em 2000, a Gazin criou uma holding para reunir os sócios. "O modelo permite discutir as coisas antes que os problemas cresçam. Administrado do jeito certo, um negócio familiar é a melhor coisa do mundo", disse Mário Gazin à Exame.
"Daqui a uma década, queremos estar entre as 300 maiores empresas do país. Vai ser extremamente importante prestar atenção nos concorrentes, ver onde eles deixam brechas. Mas nada de comprar lojas em dificuldades. Fiz isso uma vez e me arrependi até o último fio de cabelo. Tudo que estava errado na outra empresa quase acabou contaminando a nossa", completou.
Mário Gazin é um dos nomes confirmados para o Fórum E-Commerce Brasil 2016.
Inscrições: https://www.ecommercebrasil.com.br/forum2016/
Data: 26 e 27 de Julho
Local: Transamérica, São Paulo
Fonte: Exame