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Marco Marketing Brasil apresenta soluções de experiência para o varejo e canais no Latam Retail Show

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Entre 23 e 25 de agosto acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, a 2ª edição do Latam Retail Show, mais completo evento de varejo da América Latina, promovido pelo Grupo GS&. A Marco Marketing Brasil, operação local da multinacional com 20 anos de história, especializada em marketing de consumo para varejo e canais de distribuição estará presente com um espaço de experiências e interatividade para as marcas, os consumidores e o ponto de venda. Grande novidade no mercado, uma das soluções disponíveis na exibição é o modelo de vitrine virtual, que é um exemplo de ativação tecnológica com grande apelo visual. Por meio de uma tela transparente instalada no vidro frontal de uma vitrine, a marca pode expor seu produto físico e desenvolver conteúdo informativo e de entretenimento para que possa ser acessado e exibido por toque pelos consumidores. Versátil, ela se aplica a qualquer segmento. Para ilustrar, a categoria de eletrônicos pode inserir informações sobre as especificações técnicas, vídeos com exemplo de uso e até comparativo com outros modelos para facilitar o processo de decisão. Já a categoria de moda pode incluir conteúdo sobre as combinações possíveis entre peças e também referência de uso por influenciadores. Ou ainda o espaço pode ser instalado dentro da loja como um ponto de experiência ou de evento, por exemplo. Isso confere conexão da marca com atributos de tecnologia e inovação, permite a apresentação do portfólio de forma mais extensiva ao ampliar o espaço de exibição por meio do ambiente virtual e gera tráfego para a loja. A possibilidade de interação e o conteúdo útil e de qualidade tornam a ferramenta atrativa para qualquer pessoa que passe pelo local e faz delas potenciais consumidores, aumentando a chance de conversão de venda. Para ilustrar, quem passar pelo estande poderá vivenciar essa experiência com os produtos da Olympikus e sua tecnologia Zomax (que é formada por bolhas de ar distribuídas por todo o solado dos tênis, proporcionando mais maciez e menos impacto a cada passada).   Como suporte para a equipe de campo, a Marco Marketing Brasil irá demonstrar um app desenvolvido no laboratório de inteligência próprio, na Argentina, chamado MARCO PLUS. Baseado em realidade aumentada, ele possui aplicações distintas e complementares: instalado em um tablet ou smartphone, ele funciona como uma ferramenta para que promotores possam explicar características, forma de uso e comparativos aos consumidores interessados e é ainda uma forma de poder acessar e demonstrar produtos que por algum motivo não estejam expostos de forma física. Também possui uma área específica para inserção de conteúdos de treinamento aos promotores, que podem fazer as atualizações e revisões necessárias por meio do gadget, saindo do tradicional modelo de treinamento um a um nas lojas; e, por fim, pode abrigar um programa de incentivo mobile, que contabilize pontuação de acordo com vendas e outras métricas desejadas. Dessa forma, o investimento feito na solução é otimizado por abranger diferentes pontos que levam ao sucesso da estratégia de campo. E alinhado com a tendência digital, haverá ainda demonstração das soluções de chat automatizados disponíveis para websites e e-commerces. A diferença deste produto para os outros disponibilizados no mercado está na alta inteligência por trás do processo, que permite o rastreio de portais de buscas para comparativos. De forma geral, sua adoção pelas marcas contribui para um aumento de 20% da conversão de vendas. “A MARCO é uma empresa dedicada à prática do Field Marketing. Nós planejamos, gerenciamos e executamos estratégias de marketing e vendas em diferentes canais, com inteligência aplicada, visão estratégica e metodologia sistêmica. E essas aplicações suportam o funcionamento desse mecanismo ao envolver o consumidor nesse processo de uma maneira divertida e lúdica, para que seja possível colher indicativos de qual caminho seguir a partir dessas preferências e reações”, destaca a country manager da Marco Marketing Brasil, Ana Paula Andrade. A Marco é parceira estratégia do Grupo GS& para a promoção do Latam Retail Show 2016 e está presente em outras duas frentes: é a responsável pela comitiva de executivos latino-americanos que formam o 1º Fórum Latino-Americano de varejo, que acontece no primeiro dia de evento, e também estará na Loja do Futuro por meio do staff de promotores responsáveis por apresentar as inovações. A equipe será composta por profissionais altamente preparados para lidar com a tecnologia disponível no ponto de venda e também com o novo consumidor, que tem um perfil muito mais especialista do que no passado. A proposta do atendimento é mostrar a importância do treinamento para que o aspecto humano contribua para uma experiência de compra positiva e agradável. Sobre a Marco A Marco Marketing Brasil e uma empresa com sede na Argentina e que está completando 20 anos de existência. Nasceu com DNA de consultoria voltada para o segmento de tecnologia. Entretanto, a expertise adquirida durante sua trajetória de sucesso permitiu a incorporação de um novo corebusiness. Ao longo do tempo, a MARCO especializou-se no desenvolvimento e implementação de serviços de trade para clientes de diferentes setores e hoje é uma das principais empresas do setor de Field Marketing.