Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

“Depois de 60 dias no ar, não tínhamos nenhum pedido”, conta Marcio Kumruian, fundador da Netshoes

Quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Se, hoje, a Netshoes é o maior e-commerce de esportes do Brasil, com 30 a 40 mil pedidos por dia, no início a história foi outra: após lançar a loja física em 2000, Marcio Kumruian e seus parceiros decidiram criar um site de vendas de calçados. Os dois primeiros meses, porém, foram de vacas magras e nenhuma venda.

Mais de uma década depois, Kumruian, que apresentou o case da empresa no fechamento do Congresso E-Commerce Brasil Gestão 2016, enxerga diversas mudanças no comércio eletrônico. “Hoje, está tudo muito fácil [de empreender], uma única ferramenta faz tudo por você. Naquela época, era tudo na mão: campanha de [Google] Adwords na mão, planilhas na mão”, comparou.

Segundo ele, a baixa capilaridade do e-commerce oferece a essa área muitas oportunidades no Brasil e na América Latina, mesmo com um mercado já saturado em outros continentes.

O novo varejo, segundo o empresário, é guiado pela experiência do cliente, que, agora, conta com diversas opções. “Neste momento, sim, a gente vive um ambiente complexo. Hoje existem várias redes, plataformas e concorrentes”, elencou. “Isso exige muito mais inteligência na hora de montar a estratégia.”

Dessa forma, o lojista deve pensar na experiência do consumidor. Ele citou o exemplo do Six Team, um time de futebol de amigos que comprou todos os uniformes da equipe no site e, como retribuição, a Netshoes levou a torcida para uma partida do time.

“Mudou completamente a relação entre companhia e consumidor nesses anos. Por isso, se for para fazer o básico, não seja empreendedor. É importante escutar sempre o cliente, entendê-lo e se diferenciar”, defendeu.

Assim, para Marcio Kumruian, é preciso manter-se fiel ao seus valores, e não só para os clientes. Escolhida em 2015 como o melhor e-commerce para se trabalhar no Brasil, ele dá a dica para manter a equipe da empresa incentivada. “Autonomia combinada direitinho antes dá muito certo”, concluiu.

Por Caio Colagrande, para Redação E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.