Redação E-Commerce Brasil

Mapa da Fraude: estudo mostra quantidade de fraudes no Brasil por região e estado

Quarta-feira, 29 de maio de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Realizado pela ClearSale, o Mapa da Fraude mostra as fraudes e tentativas de acordo com região e estado. Além disso, expõe quais são os produtos mais visados pelos fraudadores.

Os dados mostram que a cada R$100 em compras de e-commerce, R$ 3,53 foram fraudados. A análise foi feita sobre o período de dezembro de 2017 até 2018 e oferece comparações com o estudo do ano anterior. De 2017 para 2018, houve aumento de 9% no total de tentativas de fraudes detectadas.

Entre 2017 e 2018, a Clearsale registrou aumento de 4,41% no número de pedidos e 8,79% no valor gasto nas compras online.

Regiões

A região Norte é a que mais sofreu fraudes e tentativas no período analisado. São 5,43% das transações identificadas, em comparação a 7,59% apurados na edição anterior.

Para Omar Jarouche, diretor de Marketing e Planejamento da ClearSale, o número é elevado por se tratar de uma região em que são feitas menos compras online, mesmo correndo os mesmos riscos das demais.

A região com menor índice de tentativa de fraude é a Sul, com apenas 1, 69%.

Estados

A média nacional da tentativa de fraudes é de 3,53%. Em comparação, a média do ano anterior, foi de 3,42%.

O estado de maior incidência de fraudes é o Amazonas (7,39%) e o de menor é o Rio Grande do Sul (1,33%).

Produtos

O item mais visado pelos fraudadores são aparelhos celulares (9,61%). Além deles, aparelhos de videogame, bebidas alcoólicas, eletrônicos e aparelhos eletrônicos também aparecem como produtos visados para a fraude.

Segundo Jarouche, os fraudadores escolhem esses itens por terem um grande valor agregado e uma grande quantidade de consumidores. Assim, podem ser vendidos rapidamente. Ele compara um smatphone a uma geladeira: embora tenham valores semelhantes, um celular não ocupa tanto espaço e dá “menos trabalho” para ser vendido ou dispensado.

 

Por Júlia Rondinelli, da redação E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.