Redação E-Commerce Brasil

Conheça o “Manual do E-commerce”: e-book lançado pela M3 em parceria com a ClearSale e a ComSchool

Segunda-feira, 18 de Maio de 2020   Tempo de leitura: 10 minutos

O crescimento do comércio eletrônico no Brasil é indiscutível. O comportamento dos consumidores e seus hábitos de consumo estão cada vez mais atrelados ao universo digital.

Segundo dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), o varejo eletrônico obteve um faturamento de R$ 35 bilhões só no primeiro semestre de 2019, representando um crescimento de 16% comparado ao mesmo período no ano anterior. Para 2020, a previsão é de que o mercado do e-commerce brasileiro apresente um aumento de 18% em relação a 2019.

Claramente, a estimativa de crescimento do comércio eletrônico pode ser afetada em meio ao forte impacto econômico provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Afinal, ela não contava com esta realidade. Porém, outro aspecto deve ser levantado: a possibilidade de comprar online e receber as suas aquisições sem sair de casa está sendo a grande solução durante o isolamento social. A medida é necessária para minimizar a propagação do vírus.

De acordo com a ABComm, existem aproximadamente 90 mil lojas no Brasil atualmente. Espaço existe, mas, para alcançar o sucesso e se destacar da concorrência, diversos fatores precisam ser considerados.

Por isso, a Agência M3, em parceria com a Clearsale e a ComSchool, lançou o “Manual do E-commerce”, um e-book totalmente gratuito e repleto de informações incríveis para o crescimento de uma loja virtual.

M3 + ClearSale + ComSchool

Antes de mencionar os principais pontos que são esmiuçados no “Manual do E-commerce”, é interessante saber um pouco mais sobre esta parceria e a posição de cada uma no mercado digital.

A Agência M3 é especialista em performance digital para e-commerces. Já está há 6 anos no mercado desenvolvendo e otimizando lojas virtuais. Sua finalidade é proporcionar uma excelente experiência, tanto para os lojistas quanto para os consumidores. Busca, portanto, o crescimento dos e-commerces e dos clientes.

A ClearSale está há mais de 19 anos no mercado sendo líder em soluções antifraude. É também pioneira no mapeamento do comportamento e reputação do consumidor digital. O principal objetivo da instituição é viabilizar a confiança entre as empresas e os seus consumidores resguardando o mercado contra a fraude.

Já a ComSchool é uma escola especializada em cursos de marketing digital, e-commerce, redes sociais e transformação digital. Foi fundada em 2007, em São Paulo, e oferece cursos tanto presenciais quanto online. Além disso, é parceira de várias instituições nacionais e internacionais relevantes para o mercado digital.

As três empresas são bastante significativas e se destacam no mercado de e-commerces, cada uma com a sua proposta. No e-book “Manual do E-commerce”, elas reuniram de forma prática dicas e tendências que propiciam o crescimento das lojas virtuais, bem como os avanços do e-commerce desde seu princípio.

Saiba o que você poderá conferir no “Manual do E-commerce”

No “Manual do E-commerce” você poderá conferir a evolução do e-commerce, o que esperar do mercado em 2020, tendências como mobile first e personalização, desafios e expectativas do mercado, administração de uma loja virtual e principais KPI’s para os e-commerces.

No que diz respeito à evolução do e-commerce, pode-se destacar que, desde a década de 70 — período em que o primeiro e-commerce foi criado — até os dias de hoje, grandes passos foram dados. Os avanços da internet possibilitaram uma conexão cada vez mais rápida e popular, ao passo que os e-commerces puderam crescer. Hoje, eles se tornaram a escolha de inúmeros consumidores pela praticidade e comodidade em meio à rotina agitada e fugaz.

Comportamento

As previsões do mercado de comércio eletrônico, como dito anteriormente, são bastante promissoras. Espera-se que o volume de compras online aumente ainda mais em relação às lojas físicas e que mais de ¼ dos brasileiros faça no mínimo uma compra num e-commerce. Sem dúvidas, são previsões bem otimistas.

Devido às mudanças do comportamento de compra dos consumidores, algumas tendências vêm surgindo para se adequar a esta realidade e atendê-los da melhor forma possível. O objetivo é tornar a loja com uma usabilidade e navegabilidade cada vez mais simples e intuitivas para que a taxa de conversão aumente.

O mobile first, por exemplo, é uma grande tendência mediante o crescimento do mobile commerce — compra online realizada através de dispositivos móveis, principalmente por meio de smartphones. Neste caso, todo o e-commerce é pensado primeiramente para o mobile e depois para o desktop. Em 2018, 40,3 milhões de pedidos foram feitos via smartphone, de acordo com a Ebit/Nielsen, dado que comprova a relevância desta tendência.

Como começar a vender online?

Como todo negócio, o mercado de e-commerce também é cercado por desafios e expectativas. É importante evidenciar que, inicialmente, é normal uma loja virtual não apresentar o tráfego e o faturamento esperados.

Mas ao longo do tempo, traçando estratégias de marketing digital e medidas de SEO, por exemplo, o e-commerce conquista a sua visibilidade, melhora o seu ranqueamento no Google e, consequentemente, o faturamento do negócio também cresce.

Para que uma loja virtual tenha sucesso, também é preciso saber administrá-la. Atrair os seus consumidores é essencial, mas propiciar uma boa experiência ao cliente do início ao fim é o que possibilita a sua fidelização. Portanto, os setores de logística e atendimento precisam estar totalmente alinhados a este propósito.

Existem algumas KPI’s (Indicador-Chave de Desempenho), excelentes para mensurar o resultado e a performance de diversos aspectos de um e-commerce. Dentre as principais KPI’s destacam-se: taxa de conversão, ROI, SLA, markup, TRO etc. Todas elas, você poderá conferir no “Manual do E-commerce”, bem como as suas definições e a maneira de usá-las em benefício do seu negócio.

Há espaço para você no e-commerce?

Por mais que existam inúmeros e-commerces operando no Brasil atualmente, é possível conquistar o próprio espaço. Primeiro porque o mercado já está aquecido e segundo que a tendência é ter cada vez mais consumidores preferindo comprar em lojas virtuais do que em lojas físicas.

Mas, para se destacar e crescer, é preciso estabelecer algumas táticas, como escolher um segmento ainda pouco explorado no mercado, investir na plataforma ideal e que possibilite uma boa experiência ao usuário, identificar quem é o seu público, saber se comunicar com ele e gerar um bom posicionamento através da publicidade.

Ir além e se sobressair em meio à vasta concorrência está diretamente relacionado ao fato de se munir com todas as informações pertinentes e necessárias. Indiscutivelmente o conteúdo expresso no “Manual do E-commerce” te ajudará a obter o sucesso que você deseja alcançar na sua loja virtual.

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