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Como manter boa relação entre pagamento e estoque no e-commerce?

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A gestão de estoque e o processamento dos pagamentos nem sempre têm uma relação fácil, especialmente no e-commerce. Cliente que demora ou até desiste de pagar boleto bancário, por exemplo, pode comprometer um produto reservado, impedindo uma compra. Por isso, uma pergunta latente costuma preocupar os lojistas: qual é o momento certo para fazer a reserva do estoque?

Raphael Carnavalli e Vivianne Vilela no The Future of E-Commerce. Imagem: Alexandre Ieva

Para Raphael Carnavalli, gerente executivo de vendas da ONCLICK, é importante ter o processo de pagamento incorporado à solução de ERP. “Antes, havia empresas que tinham estoques separados para cada setor, mas hoje as vendas são multicanais, o que torna isso inviável. A conta não fecha. Além disso, o lojista vai perder tempo em resolver problemas ao invés de pensar em mais formas de vender”, afirmou o executivo no The Future of E-Commerce – Edição Payments.

Estoque unificado sempre

“O ideal é ter um estoque unificado para centralizar os produtos que podem ser vendidos em mais de uma loja ou marketplace. Precisa de uma solução integrada no momento em que as coisas acontecem para agilizar e atender as expectativas do cliente. No fim do dia, é o produto enviado à casa do cliente”, continua.

Ainda segundo o executivo, o Pix é uma ótima ferramenta para pagamento no e-commerce, mas nem sempre pode ser utilizada. “O Pix não é abrangente porque muita gente não conhece ou não sabe usar. Tenham cuidado ao colocar diversas ferramentas que não sejam utilizadas pelo seu público. Há clientes que preferem ferramentas mais tradicionais, como boleto bancário”, finaliza Carnavalli.

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil