Logo E-Commerce Brasil

Mais de dois terços dos usuários de smartphone usam seus dispositivos para compras semanais

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os consumidores dependem de seus dispositivos móveis e fazem pesquisas para comprar online ou offline, de acordo com um estudo do Google.

Mais de dois terços dos usuários de smartphones usam seus dispositivos móveis para comprar produtos ou serviços semanalmente, de acordo com o relatório “Mobile Has Changed How People Get Things Done” do Google, divulgado ontem (12).

O Google trabalhou com dados da empresa de pesquisas Purchased e descobriu como os consumidores usam dispositivos móveis ao longo do dia. O estudo entrevistou mil usuários de smartphones várias vezes ao dia durante uma semana no primeiro trimestre de 2016, resultando em 14 mil respostas.

Entre os resultados, o estudo mostra que os consumidores estão usando seus smartphones para cuidar de todas as necessidades que têm, incluindo compras. 69% dos consumidores disseram que escolheram seus smartphones como auxiliares para solucionarem suas necessidades porque este é o dispositivo mais próximo deles a qualquer momento, 60% disseram que este é o dispositivo mais fácil de usar quando querem resolver alguma coisa, 49% disseram que os smartphones são dispositivos mais usados para resolver questões de suas necessidades e 36% disseram que o smartphone oferece a melhor experiência que precisam. Na pesquisa, os consumidores podiam escolher mais de uma resposta.

Em termos de compra, 92% das pessoas que pesquisam via smartphone fazem a compra online e offline relacionadas à pesquisa dentro de um dia, segundo o estudo. 76% dos consumidores que fazem a pesquisa via smartphone com o termo “próximo” na consulta visitam a loja dentro de um dia e 28% dos entrevistados resultam em uma compra, de acordo com o estudo.

Além disso, o estudo constata que 70% dos consumidores tomam uma ação em seu smartphone, tais como realizar uma pesquisa, olhar para as imagens on-line, ou usar a mídia social antes de fazer uma compra na loja. Dos consumidores que disseram que estão em um momento “eu preciso comprar” e, compram off-line:

  • 61% visitam o site de um varejista ou aplicativo antes de comprar
  • 45% visitam uma loja ou outro local
  • 39% usam ferramentas de busca
  • 26% visitam um site não-varejista ou aplicativo
  • 15% vêem fotos online

*Consumidores poderiam escolher mais de uma resposta

“Os smartphones criaram uma nova porta de entrada para as marcas e empresas em torno de nós, aproximando os mundos digital e físico de uma forma perfeita”, diz Lisa Gevelber, vice-presidente de marketing da Google. “Cada vez mais, as pessoas estão se voltando para seus telefones antes da compra off-line para ajudar as pessoas a tomar as melhores decisões quando eles estão prontos para comprar.”

Dentro de uma semana do estudo 87% dos proprietários de smartphones visitaram o site de um varejista ou aplicativo em seus smartphones; 81% dos proprietários de smartphones usaram seu telefone para encontrar informações de negócios, tais como horas de funcionamento da loja e disponibilidade de produtos; e 82% utilizaram o smartphone para produtos de pesquisa ou serviços, de acordo com o estudo.

Dos consumidores que visitam um site de varejo ou aplicativo para satisfazer suas necessidades, 53% fazem isso em um smartphone, 11% em um tablet e 39% no desktop. (Os consumidores poderiam escolher mais de uma resposta.) Entre os consumidores que visitam o site de um varejista ou app:

  • 38% o fazem porque sabem que o site ou app vai levá-los às informações que precisavam rapidamente;
  • 37% disseram saber que provavelmente terão a informação que estão procurando;
  • 25% disseram saber que devem começar por aí para resolver uma determinada necessidade;
  • 25% disseram saber que encontrarão o conteúdo mais apropriado para essa necessidade;
  • 24% disseram confiar mais nessa fonte.

Os consumidores foram convidados vários dias por dia durante uma semana, assim que estes dados representam respostas totais.

Fonte: Internet Retailer