Logo E-Commerce Brasil

Mais de 80% de internautas compartilham via Facebook

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo um estudo realizado pela Contently e a BuzzSumo, o Facebook tem se tornado um dos principais meios de compartilhamento e divulgação de conteúdo da Internet.

A pesquisa analisou 1 milhão de artigos, sendo eles os mais compartilhados nas redes sociais nos primeiros 6 meses de 2014. A conclusão foi que mais de 81,9% dos 2,6 bilhões de compartilhamentos aconteceram no Facebook.

Para efeito de comparação, o Twitter, segundo colocado no estudo, obteve um número 10 vezes menor, aparecendo com 8,6% dos compartilhamentos. Logo em seguida aparece o Google+, com 4,3%, que superou o Pinterest (3%) e o LinkedIn (2,2%).

O levantamento também revelou que esses 2,6 bilhões de compartilhamentos gerados pelos artigos analisados mostram que as plataformas que mais geram engajamento são, em ordem: Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e LinkedIn.

Com base no volume de ações em relação ao tamanho da rede, foi possível notar que os usuários do Twitter parecem ser mais participativos do que os usuários do LinkedIn, por exemplo.

O Pinterest e o LinkedIn são os serviços que compartilharam um número maior de artigos redigidos em tom mais positivo do que comparado aos artigos escritos em tom neutro ou negativo. Já o Facebook foi a rede social que mais obteve compartilhamentos de artigos neutros ou escritos de maneira negativa.

Twitter e Google+ tiveram números bastante próximos de compartilhamento de artigos com tons negativos e positivos.

Com informações de Canaltech