Redação E-Commerce Brasil

M3 lança e-book sobre como criar marketplaces com a VTEX

Sexta-feira, 23 de julho de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

O marketplace vem apresentando uma participação cada vez maior no mercado digital brasileiro, o que deixa bem claro as vantagens de investir neste formato de e-commerce. De olho nesta plena expansão e com o propósito de evidenciar dados, dicas e insights para que você, lojista, entenda como criar um marketplace de sucesso, a M3, empresa especializada em implantação e evolução de e-commerces, produziu o e-book “Como criar o seu marketplace com a VTEX”.

Disponível nas versões português e espanhol, o material traz um conteúdo bastante rico e informativo, englobando o crescimento deste mercado, maneiras de atuar nele, além de trazer um case de sucesso. Confira, a seguir, alguns tópicos abordados no e-book e saiba por que a sua leitura está imperdível.

Origem do marketplace

Antes de tudo, é importante entender a definição de marketplace. Em linhas gerais, ele é um e-commerce que possibilita que outros lojistas ofertem os seus produtos através dele, podendo atuar em diversos segmentos ou atender a apenas um nicho do mercado. Nesta dinâmica, é possível compará-lo a um shopping center, só que no ambiente virtual.

Ao olhar para a sua história, podemos dizer que o primeiro marketplace surgiu em 1984, nos Estados Unidos: o Electronic Mall. Com interface bastante primitiva e diferente do que conhecemos hoje, a CompuServe – líder de provedor de internet estadunidense da época – criou um software, que era comercializado a US$40,00, no qual os consumidores podiam adquiri-lo e instalá-lo no computador para fazer as suas compras em uma das oitenta e cinco lojas participantes. Apesar das distinções e de não ter se mantido por muito tempo no mercado, ele seguia uma ideia bem similar aos marketplaces atuais.

Entretanto, a grande precursora, de fato, deste tipo de operação, foi a Amazon.com, que em 2006 abriu o seu e-commerce para que outros varejistas comercializassem os seus produtos por ali. Já no Brasil, os grandes marketplaces começaram a aparecer nos anos 2010, tendo a Americanas.com e o Ponto Frio como grandes pioneiros. No e-book, você verá todos os detalhes do surgimento do marketplace, bem como a sua evolução no Brasil.

Dados do mercado

Além de dados históricos, o material também está recheado de dados do mercado, que revelam a expansão dos marketplaces no país. Para você ter ideia, segundo o 42º relatório Webshoppers da Ebit | Nielsen, os marketplaces tiveram uma participação de 78% no faturamento total do e-commerce somente no primeiro trimestre de 2020. Incrível, não é mesmo? Confira mais dados como este no e-book.

Vantagens de apostar num marketplace de nicho

Começar a operar como um marketplace de nicho tem sido uma excelente estratégia. Desta forma, ao invés de atender a vários segmentos diferentes, ele atende a apenas um nicho específico, como é o caso do Netshoes, que é voltado para o setor de artigos esportivos. No e-book, você poderá conferir as principais vantagens de apostar num marketplace de nicho. Dentre elas, pode-se exemplificar o fato de ser mais fácil se destacar no mercado competitivo e crescer nele, já que a concorrência tende a ser menor e a interação entre os sellers acaba sendo maior.

Diferenciais da VTEX para criar o seu marketplace

A escolha da plataforma ideal para implantar um marketplace é uma etapa bastante desafiadora. Além de ser necessário contar com uma tecnologia robusta, escalável, veloz e versátil, é preciso que ela esteja pronta para ser um marketplace e possibilite o gerenciamento dos sellers, conforme as políticas comerciais, comissionamento etc. No e-book, são revelados os diferenciais e vantagens da VTEX para quem deseja investir neste modelo de operação. Desta forma, será possível identificar se ela é a solução ideal para o seu negócio ou não.

Baixe o e-book e saiba como criar um marketplace de sucesso

A leitura do e-book “Como criar o seu marketplace com a VTEX” está imperdível, não é mesmo? Clique aqui, faça o download gratuito e receba dicas valiosas para dar start ao seu marketplace com uma expertise maior sobre o assunto.

Leia também: BC da China diz que avançará com programas-piloto para iuan digital.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER