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M-commerce: Brasil pula para 5ª posição em ranking mundial

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em 2013, o Brasil representou 61% do mercado de e-commerce da América Latina e será o quinto maior do mundo até o final de 2014, revela a edição especial brasileira do Índice de Pagamentos Móveis da Adyen, empresa especializada em pagamentos móveis.

Do total de transações online realizadas por smartphones, houve um crescimento de 2,5% em junho de 2013 para 5,5% em maio de 2014. A participação de todos os pagamentos móveis feitos no Brasil – incluindo tablets – aumentou de 5,4% para 8,7% no último ano.

O estudo apura ainda que, apesar de o m-commerce ainda ser menos desenvolvido no país, por comparação – devido às preferências de pagamento locais -, o canal móvel triplicou seu número de vendas online em 2013. “Uma grande parte deste crescimento é resultado do aumento do número de comerciantes internacionais presentes no  Brasil com ofertas móveis sob medida, que levam em conta as características específicas do cenário de pagamentos brasileiro” , diz Jean Christian Mies, vice-presidente sênior da Adyen na América Latina.

De acordo com Mies, historicamente, o mercado internacional enxergava como empecilhos as restrições bancárias, os controles cambiais rígidos e as preferências pelas formas de pagamento locais específicas do Brasil. “Estes fatores traduziram para o cenário internacional que a entrada no mercado brasileiro não era  simples”, explica Jean Christian Mies, vice-presidente sênior da Adyen na América Latina.

Em relação a preferências de dispositivos móveis, smartphones iOS (2,7%) e Android (2,7%) são os mais populares entre os brasileiros que costumam realizar transações online. Em seguida, com 2,6%, estão os iPads. Tablets Android mantêm uma parcela significativamente menor de 0,6% em todas as transações, mostrando poucos sinais de crescimento ao longo dos últimos 12 meses.

Para muitos comerciantes que buscam ganhar espaço na América Latina, o Brasil é uma opção atraente por ser um dos principais mercados. Em 2013, o País representou 61% do mercado de e-commerce da América Latina, onde o setor obteve um aumento de 28%. Com uma população de quase 200 milhões de pessoas, o Brasil tem aproximadamente 107 milhões de usuários de internet. Estima-se que havia cerca de 60 milhões de compradores online no segundo semestre de 2013.

Os estudos estão disponíveis na íntegra para download em: http://adyenbrasil.pr.co/presskit/214217

Por: Convergência Digital