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Personalização do campo assunto impulsiona abertura de e-mail em 23,5%

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Varejistas multicanal enviaram 14,6% mais e-mails no segundo trimestre que no ano anterior. Para aqueles que querem persuadir os consumidores a abrirem seus e-mails o segredo é transformar suas mensagens mais pessoais, de acordo com um novo relatório da Experian Marketing Services: “Quarterly Email Benchmark Report Q2 2016.”

O relatório mostra que os e-mails com o campo “assunto” personalizado tiveram uma taxa de abertura 23,5% maior que os e-mails de outros varejistas. Além dos assuntos personalizados, o relatório sugere que os varejistas podem popularizar seus produtos de forma dinâmica junto aos seus clientes com base em suas compras anteriores ou informações de preferência do assinante. Os varejistas também podem customizar as linhas de assunto baseados em quais categorias ou tipos de produto, o consumidor navegou recentemente.

Acrescentar um toque pessoal também pode ajudar os varejistas a permanecerem nas caixas de entrada dos consumidores, que tem se tornado cada vez mais difícil. O relatório mostrou que os varejistas enviaram 14,6% mais e-mails durante o trimestre que no ano anterior.

Apesar do aumento do volume de emails, as taxas de abertura de e-mail permaneceram as mesmas – 21,8% no segundo trimestre comparado com 21,7% no ano anterior. As taxas de transação ficaram inalteradas em 0,05%, bem como a receita por e-mail.

Além disso, as taxas de rejeição – a porcentagem de assinantes que não recebem e-mails porque a sua caixa de entrada não aceita a mensagem – caiu de 1,0% para 1,3%.

O relatório também descobriu que os consumidores estão mais propensos a abrir e clicar em e-mails de varejistas em seus smartphones do que nos e-mails de empresas de outros setores, tais como mídia e entretenimento. Por exemplo, 45% dos e-mails de todas as indústrias foram abertos em smartphones no segundo trimestre, enquanto 50% dos e-mails de varejistas foram abertos nos mesmos dispositivos. O desktop é responsável por 42% das aberturas em todas as indústrias, enquanto que são responsáveis por apenas 36% das aberturas de e-mail de varejistas. As aberturas nos tablets foram relativamente consistentes, sendo responsáveis por 13% das aberturas em todas as indústrias e 14% de aberturas do varejo.

As disparidades são mais visíveis quando falamos de cliques do consumidor nesses e-mails. 49% dos cliques nos e-mails dos varejistas ocorreram em um smartphone no segundo trimestre, comparados a 43% dos cliques de e-mail em todas as demais indústrias. O desktop é responsável por 49% dos cliques de e-mail em todas as indústrias, enquanto que os cliques de e-mail de varejistas é de 40% no desktop. Já os tablets são responsáveis por 8% dos cliques na indústria em geral e 11% dos cliques no varejo.

Experian Marketing Services é uma das 1,737 empresas fornecedoras cadastradas no Internet Retailer 2016 Guide to E-commerce Technology. Experian é uma empresa que oferece serviços de e-mail para 80 varejistas do Internet Retailer 2016 Top 1000.

Fonte: Internet Retailer