Logo E-Commerce Brasil

Lojistas mostram o que preferem nos serviços das transportadoras; confira pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa realizada pela Total Express em parceria com o E-Commerce Brasil sobre mercado e logística mostra o padrão que os lojistas esperam das transportadoras.

A pesquisa mostrou também que 41% dos lojistas de e-commerce acreditam que motoboys e plataformas colaborativas são as alternativas que apresentam risco de substituição das empresas de transporte.

Podendo assinalar mais de uma alternativa, 21% responderam que as empresas de transporte podem ser substituídas por frota própria em praças específicas e 17% responderam Uber.

Porém, contrastando com as alternativas acima, 51% dos respondentes acreditam que não há risco para as empresas de transporte.

Serviços diferenciados

De acordo com os lojistas, 69% deles gostariam que as transportadoras oferecessem como serviço diferenciado a rastreabilidade do last mile.

Podendo responder mais de uma alternativa, 56% gostariam que as transportadoras oferecessem a precificação dinâmica. Além disso, 51% assinalaram a utilização de lockers.

43% dos lojistas manifestaram interesse em entregas verdes (ECO frete) e 38% em uso de veículos alternativos.

Apenas 2% responderam entrega e retirada simultânea.

Perfil dos respondentes

66% dos respondentes afirmaram que usam uma estrutura de armazenagem própria para o e-commerce. Enquanto isso, 18% usam uma terceirizada e 15% uma mistura de uma própria com terceirizada.

75% dos lojistas afirmaram ainda que não usam estoque compartilhado com fornecedores (modelo de consignação ou dropshipping).

Da parcela dos que usam estes modelos, 20% afirmaram que sim, com parte do catálogo. E 5% afirmaram que sim, com todo o catálogo da loja.

Outro dado sobre o perfil dos respondentes é que 89% disseram que a maior participação dos custos logísticos da empresa são referentes aos gastos com as transportadoras.

Tipos de entrega

Podendo responder mais de uma alternativa, 82% disseram que usam transportadoras privadas para entregas do e-commerce. Além disso, 66% usam os Correios e 7% frota própria.

71% dos lojistas usam ainda diferentes transportadoras de acordo com a região do pedido.

Para 46% dos lojistas, quem paga o valor do frete é uma mistura entre consumidor e lojista.

Por outro lado, 41% acham que o consumidor deve pagar pelo frete. 12% acham que quem deveria pagar são os lojistas.

Leia também: 87% dos consumidores brasileiros abandonam carrinho por frustração com login e senha.