Redação E-Commerce Brasil

Lojistas chineses se preparam para recorde de vendas no Single’s Day

Sexta-feira, 10 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

Cem vezes. Essa foi a estimativa de aumento no número de vendas da loja de produtos esportivos Li-Ning Official Store, durante sua primeira participação no Single’s Day, em 2016. E ela não é a única a pensar grande no dia 11/11, celebrado neste sábado. Considerada a “Black Friday Chinesa”, a data nasceu nos anos 90 dentro de uma universidade com o objetivo de ser o “dia do orgulho” dos solteiros. Deu certo: no ano passado, o Alibaba estimou ter vendido 1 bilhão de dólares nos primeiros cinco minutos de vendas.

Em 2017, a gigante chinesa declarou que mais de 15 milhões de produtos serão comercializados por 140 mil marcas, incluindo 60 mil internacionais para tentar bater todos os recordes de venda.

Para surpreender os consumidores, Vivi Sun, responsável pela Li-Ning Official Store, passou mais de um mês remodelando sua homepage do Single’s Day no Aliexpress, preparando produtos, promoções e seu livestream.

“Não preparamos apenas produtos com grandes descontos, mas também itens especiais e premium”, contou Vivi Sun, responsável pela loja. A varejista considera o evento muito importante para seus negócios e avaliou como “excelentes” os resultados em vendas trazidos pela data. “É por isso que damos os maiores descontos para nossos consumidores neste dia”, disse. 

Ching-Hung (Leon) Li, ex-head de e-commerce da Uniqlo e com ampla experiência no varejo asiático, vai focar na aquisição de tráfego e nas campanhas de branding para o Single’s Day. “Levaremos em consideração KPIs com foco no tráfego e no engajamento e menos no lucro bruto, além de discutirmos com todos os gerentes de produtos e tentarmos desenhar bons pacotes de produto com alto valor em termos de Customer Profitability, para concederem descontos malucos”, disse Li, que trabalha no segmento de eletrônicos.

A logística é outra preocupação do executivo. Por isso, ele disse que parcerias com negócios locais e contratações fazem parte da preparação. Garantir a velocidade do picking de pedidos e diminuir os erros de transporte para que os pedidos cheguem a tempo fazem toda a diferença.

“O mais importante na operação neste dia é absolutamente focar no call-center. São centenas de ligações acontecendo ao mesmo tempo”, apontou. Ele acredita que é possível prever, se preparar e até mesmo atualizar tudo com antecedência. “O CRM é o principal desafio por ser a linha de frente, o que significa que você precisa ter a capacidade de cobrir todas as demandas do cliente”, recomendou.

A mágica dos descontos

Para este ano, Ching espera aumentar o tíquete médio de cada pedido. Para isso vai apostar nas vendas de acessórios e nos wearables. “Esperamos crescer 250% em receita este ano”, declarou. Sobre a comparação entre Single’s Day e Black Friday, ele é categórico: o dia dos solteiros veio pra ficar. “Como todo mundo sabe, o grupo Alibaba fez o evento se tornar ‘hot’ na China. Depois disso, mais e mais negócios online e marcas copiaram a campanha dando 50% de desconto ou mais”, disse.

O apelo dos descontos faz com que coisas interessantes aconteçam: cada site ganha um tráfego enorme, mas também uma baixa taxa de conversão antes do Singles Day. Porque todo mundo está esperando por isso. “O mais interessante é que os negócios de Taiwan acabam se rendendo ao Single’s Week”, relata.

Por conta disso, Li aponta que começa a campanha uma semana antes e usa tipos diferentes de desconto e pacotes de produto para ganhar tráfegos melhores e conversões maiores. “Isso faz com que todos fiquem loucos durante o ‘single’s week’ e é por isso que o Single’s Day é muito mais popular que a Black Friday na China e em Taiwan”, concluiu.

Por Alice Wakai, da Redação E-Commerce Brasil

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