Logo E-Commerce Brasil

Lojas virtuais que utilizam TOTVS crescem 103% durante a Black Friday

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Pelo segundo ano consecutivo, as lojas virtuais que utilizam a TOTVS Plataforma e-Commerce powered by Ciashop foram as mais rápidas do Brasil durante a Black Friday, que ocorreu em 25 de novembro, segundo dados levantados pelo Site 24×7, sistema americano de monitoramento de performance e experiência do usuário. A análise foi feita das 00h do dia anterior às 23h59 da sexta-feira, levando em consideração três lojas de cada plataforma, em três páginas diferentes (inicial, departamento e produto).

Enquanto o mercado de e-commerce cresceu 17% nessa data, em comparação ao mesmo período no ano passado, segundo o e-Bit, as empresas que usam a plataforma da TOTVS registraram um aumento de 103% nos negócios. As suas vendas via marketplace aumentaram 324%, com ticket médio 35,38% maior do que o registrado no ano anterior. Em números de pedidos, a crescente foi de 50% para os clientes TOTVS, enquanto a do comércio eletrônico brasileiro foi de apenas 5%.

Além de contar com 100% de atividade, o tempo de resposta das lojas virtuais com o selo TOTVS foi, em média, de 208 milissegundos. Isto é, 1,41 vez menor do que o concorrente melhor classificado e 6,43 vezes menor, se comparado ao último colocado no ranking. Estudos mostram que a cada 100 milissegundos mais lento perde-se 1% do faturamento no ecommerce.

A TOTVS preparou a sua plataforma de e-commerce para o pico de acesso previsto durante a Black Friday. Algumas ações prévias garantiram esses resultados, como o aumento da capacidade do data center e a implantação de um esquema especial de monitoramento de performance, além da publicação de correções, com análise do ambiente e identificação dos pontos de melhoria, testes com todos os procedimentos de contingência e planos de emergência já estabelecidos.

“Com a certeza de que a plataforma suportaria os picos da sua operação, permitimos às empresas atuarem de acordo com a sua melhor estratégia comercial para a Black Friday. Com uma plataforma de e-commerce estável e de alta performance, entregamos resultados bastante positivos juntos com nossos clientes durante a ocasião”, finaliza Mauricio Trezub, diretor de E-commerce da TOTVS.