Logo E-Commerce Brasil

Lojas online faturam mais quando avisam clientes sobre compras não efetivadas

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

E-commerce pode arrecadar mais se avisar aos compradores, em até 72 horas, sobre compras não finalizadas, mas só um terço faz isso.

Cerca de 70% das vendas perdidas por lojas online vêm de transações abandonadas ou não completadas. De acordo com o instituto de pesquisa Forrester Research, dois terços dos consumidores alegaram que preferem pesquisar em outros portais antes de fechar o negócio. Por isso, não concretizam a aquisição.

Entretanto, a consultoria de marketing Epsilon acredita que as muitas etapas para completar a transação e o custo, por vezes alto do frete também contribuem decisivamente para o índice. A hipótese é confirmada por pesquisa do site e-Consultancy, que descobriu que 77% dos adultos têm problemas na hora de comprar na web.

“Embora o alto número de cliques possa ser um bom sinal, quando se olha as transações finalizadas a história é outra. Os comerciantes simplesmente não estão convertendo os clientes em potencial em clientes de fato. Grande parte do dinheiro que eles não ganham vem daí”, afirmou Jon Maddison, da Epsilon.

A consultoria também afirma que, apesar da renda que os sites poderiam conseguir caso avisassem os usuários sobre transações abandonadas, apenas 31% deles fazem isso. Ainda assim, dos que contatam os clientes, apenas um terço envia a notificação em até 72 horas.

“Os comerciantes têm grandes oportunidades de convencer os clientes que ainda pesquisam a completar a transação em suas lojas. Porém, precisam agir prontamente para obterem sucesso”, ressaltou Maddison. “Os índices de conversão daqueles que alertam rapidamente o internauta são altos. Mesmo porque, eles já sabem o que o consumidor está procurando. Se deixarem para depois, no entanto, podem ser preteridos por outro estabelecimento”.

Com informações de Carrie-Ann Skinner