Logo E-Commerce Brasil

Lojas Americanas e B2W anunciam iniciativas para combate à Covid-19

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Universo Americanas – formado por Lojas Americanas, B2W, Let’s, IF – Inovação e Futuro e Ame Digital – criou um comitê de crise para ajudar a combater a crise do novo coronavírus (Covid-19) em todo o país.

De acordo com o grupo, a ideia é promover ações rápidas, como priorizar as medidas necessárias para preservar a saúde de associados, clientes e sociedade. O comitê realiza parcerias de impacto social com entes públicos e privados.

Dentre as iniciativas, até o momento, estão:

  • Doação de R$ 20 milhões em serviços logísticos para o Estado de São Paulo;
  • Parceria com Rede D’Or para construção de hospital de campanha no Rio de Janeiro, que custará R$ 45 milhões. O hospital, que ficará pronto em 30 dias, será exclusivo para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e contará com 200 leitos, sendo 100 de UTI e 100 de enfermaria;
  • Doação de 300 termômetros digitais: 200 para o estado do Espírito Santo e 100 para o município de Salvador (BA);
  • Doação de 50 rolos de elásticos para confecção de máscaras para o estado da Bahia;
  • Criação de rede de participação voluntária “Juntos somos mais solidários”, por meio da qual os associado, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros imobiliários do Universo Americanas podem contribuir. Foram mapeados 820 lares para idosos e 45 mil idosos em 540 cidades, e serão doados R$ 225,00 por idoso ao longo de três meses. Inicialmente, o projeto arrecadou R$ 2,25 milhões entre seus associados, que já serão destinados à saúde e cuidados de 10 mil idosos que vivem em residências especiais em todo o Brasil;
  • Parceria com Ame Digital para doação de alimentos e material de higiene para ONGs como Unicef, Ação da Cidadania e Visão Mundial: 1 milhão de garrafas de água Leven, marca própria da Lojas Americanas, 50 mil cestas básicas, 1.800 pacotes de fraldas, entre outros;
  • Entre as próximas ações já confirmadas estão a doação de 80 respiradores para hospitais públicos e a compra de 10 milhões de máscaras para proteção de associados e clientes, sendo futuramente disponibilizadas para venda em lojas físicas e sites da B2W.

Papel social

“Entendemos o importante papel social que o Universo Americanas desempenha no Brasil. Dessa forma, temos adotado medidas relevantes para garantir o nosso apoio a todo o Brasil. Desejamos a todos que se mantenham saudáveis e colaborativos nesse momento difícil que o mundo atravessa”, afirma Anna Saicali, presidente do comitê de crise e CEO da IF – Inovação e Futuro, braço de inovação do Universo Americanas.

Ainda de acordo com o grupo, o comitê segue monitorando todas as decisões tomadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde e governos Federal, estaduais e municipais.

Leia também: Coronavírus: Magazine Luiza corta salários de executivos em até 80%