Em 2016, o Grupo zanox obteve um crescimento fenomenal na rede, particularmente no Brasil, Reino Unido e Países Nórdicos. Este ano, gostaríamos de compartilhar o que aconteceu na Black Friday, além de um case de sucesso que envolveu o anunciante Loja HP.
Com mais de 4.300 anunciantes da Europa, EUA e Brasil, incluindo LATAM, a zanox reportou insights ao vivo durante a Black Friday no site www.zanoxblackfriday.com. O site recebeu um grande número de visitantes durante o dia, e foi atualizado a cada hora com números importantes, insights e comentários, e ainda funciona como um infográfico dinâmico.
No total, a rede zanox demonstrou um crescimento de 51% de compras na Black Friday 2016, comparada à 2015, com a mesma base de anunciante. Veja abaixo o que foi observado na rede:
1. Houve um pico de vendas na primeira hora da sexta-feira. Por exemplo, um só varejista bateu 1.100 vendas na primeira hora de Black Friday.
2. Os e-commerces de moda e esportes faturaram 14x mais durante a Black Friday.
3. A grande promessa da temporada foram os sites de beleza e cosmética, com um crescimento médio de 12x em comparação a um dia normal.
4. Os sites de varejo continuam liderando o volume de vendas: grandes varejistas chegaram a faturar até 30x mais que um dia normal.
5. Uma grande promessa, o setor de drogarias, faturou uma média de 18x mais.
6. Sites de viagens tiveram um crescimento de faturamento em 4x mais
A zanox atende 85% dos top 20 e-commerces do Brasil, além de outros 300 e-commerces de relevância (segundo E-Commerce Brasil/Olhar Digital), o que explica a força desta data para a zanox Brasil.
Loja HP tem aumento de 50% no ticket médio
A parceria da Loja HP com a zanox também mostrou força na Black Friday. Com a estratégia de divulgação mais focada em banners e retargeting, o anunciante obteve um crescimento de 45% no crescimento do faturamento na Black Friday, quando comparada à mesma data em 2015, além de um aumento de 50% no ticket médio, que era uma das metas para a Black Friday deste ano.
Um dos grandes destaques em parcerias promovidas pela zanox, foi a Loja HP com o site Tecmundo. O afiliado, que investiu em grandes mídias e promoveu uma live durante a data, obteve mais de 7 milhões de impressões, e uma representatividade em vendas de 11,33% em meio a mais de 60 afiliados.
Os dados globais da rede zanox também demonstraram o sucesso da Black Friday para o Grupo todo:
51% de aumento ano a ano no faturamento de vendas no grupo, €117 milhões no total
Para cada minuto da Black Friday, a rede rastreou €81.250 em faturamento (ou €1.354 a cada segundo)
Foram captadas 670 mil vendas em um só dia.
O share de dispositivos e conversões foram 40% via desktop, 25% via tablet e 35% via mobile.
O Grupo também obteve um ticket médio de €110, o que aponta que consumidores estão guardando dinheiro para gastar na Black Friday
Quando falamos de verticiais de afiliados, a liderança ficou com os sites de descontos (54%) seguidos de cashbacks (31%) e conteúdo (15%).
Rodrigo Genozeve, Country Manager da zanox Brasil, compartilha: “Um ano mais, o Black Friday no Brasil tem um crescimento fantástico e se aproxima aos números e comportamentos dos Estados Unidos. Por exemplo, na indústria de cosmética e beleza, só na primeira parte da Black Friday, multiplicamos em 10x o faturamento dos nossos clientes.”