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Logística no marketplace: possibilidades e boas práticas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A receita de sucesso dos maiores e-commerces é composta por um mix de boas práticas que, ao longo do tempo, se consolidam e se tornam uma referência para os consumidores – que estão a cada dia mais exigentes. Por isso, prepare o seu negócio para acompanhar os desejos do seu público e para que seus produtos sejam a primeira escolha entre tantas outras do mercado.  

A logística é essencial para a saúde do seu negócio e uma boa gestão resultará na fidelização de seus clientes. Para que isso aconteça, há pontos essenciais como gestão de estoque, entregas e ciclo de produtos para evitar problemas que afastem os consumidores, como o atraso no recebimento de pedidos. Este é um fator que tem um impacto muito negativo para o seu negócio, principalmente para as lojas que estão iniciando no marketplace.

Veja, a seguir, algumas boas práticas para auxiliar na gestão de seu negócio:

1º: Escolha uma boa transportadora

Avalie os valores praticados, prazos, rastreamento das encomendas, extravio e danos às mercadorias. Se há envios diferenciados com valores específicos, pagamento dos custos dos envios mensalmente, tamanhos e pesos máximos estabelecidos e prazos de entrega diferentes para cada região.

2º: Avalie a embalagem e expedição com a transportadora

Garanta que seus produtos tenham a melhor embalagem e a mais adequada para ser transportada. Este cuidado permite que você tenha menos perdas por avarias no processo de envio e diminua as futuras reclamações de seus clientes. Sua expedição precisa ser de uma área suficiente para ordenar as encomendas e comparar se o item comprado é o mesmo separado para ser liberado ao transportador.

3º: Acompanhe e controle o transporte e entrega

Certifique-se que a transportadora está cumprindo o prazo de entrega, pois isso é essencial e será um termômetro para você avaliar se esse parceiro é o ideal para seu negócio. Faça o monitoramento da performance de entrega diariamente.   

4º: Ofereça o menor frete e prazo ao consumidor 

Faça uma pesquisa rigorosa por parceiros de transporte, mas lembre-se de comparar as tabelas e prazos de acordo com a sua maior dispersão de vendas. Não esqueça de confirmar se a transportadora possui apólice de seguro que proteja e assegure os seus produtos em caso de perda, roubo ou avaria.

5º: Aumente sua visibilidade 

Nas plataformas dos marketplaces existem formas de fomentar as vendas e uma delas é participar de campanhas promocionais de preço, frete e meio de pagamento. Fazer investimento em publicidade de seus anúncios irá ajudar o seu item e a sua loja a serem encontrados pelo cliente de forma mais rápida. Ah e lembre-se de acompanhar os itens mais buscados por ferramentas de analytics. 

A logística ainda é um dos grande desafios do e-commerce no Brasil, pois muitos pedidos online sofrem problemas com danos e atraso na entrega. Com isso, todos que vendem nos marketplaces devem se atentar a etapa de entrega dos produtos e escolher com cuidado seus parceiros, uma vez que esta é uma das etapas mais importantes na jornada de compra e que pode trazer uma má reputação para sua loja. 

Por outro lado, o mercado de transporte precisa buscar inovação para levar qualidade na entrega, o que ajudará na fidelização dos consumidores por meio da melhor experiência, como um frete justo e menor prazo de entrega ao consumidor. O serviço de transporte do B2W Entrega pode te ajudar nesse processo, além de oferecer uma melhor tabela de frete, rastreamento dos pedidos e atendimento pós-venda. 

Não deixe que a reputação da sua loja seja afetada por uma logística mal planejada. Ofereça aos seus clientes mais do que preço e prazo. Ofereça a melhor experiência de compra e fidelize-os sem grandes esforços extra.