Logo E-Commerce Brasil

Locaweb compra plataforma de e-commerce e fintech de soluções de crédito

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Na quinta-feira (18), a Locaweb anunciou duas novas aquisições. A companhia fez IPO há um ano e usou boa parte dos recursos nas aquisições. Agora, a empresa avança na estratégia de M&A com as seguintes compras: Credisfera, fintech que oferece soluções de crédito para PMEs, e permitirá que a Locaweb ofereça mais esse serviço para seus clientes de forma simples e integrada. E Dooca, plataforma de e-commerce que cresceu mais de 650% em 2020.

“Há um ano fizemos o IPO, realizamos seis importantes aquisições e construímos o mais completo ecossistema de soluções de e-commerce para PMEs do Brasil. Estamos animados em anunciar mais duas importantes aquisições, logo após o Follow On, fortalecendo a nossa estratégia de M&A.” afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.

Nas transações, a Locaweb adquire 100% das duas companhias, sendo R$ 26,6 milhões pela Credisfera e R$ 26,5 milhões pela Dooca. Os empreendedores ainda poderão ter direito a receber earnouts, que estarão vinculados ao atingimento de metas estipuladas pelo grupo.

Seguindo o modelo de atuação da companhia em outras aquisições, os sócios fundadores das duas empresas permanecerão nas operações e manterão os times de colaboradores.

Leia também: Locaweb conclui aquisição de plataforma de assinaturas e pagamentos Vindi

As novas aquisições da Locaweb

A história da Credisfera começou em 2015, na cidade de São Paulo, quando os sócios enxergaram uma oportunidade de mercado ao unir empresas que precisam de crédito com quem pode oferecer esses recursos.

A ideia era relativamente simples, uma vez que quem precisava de dinheiro recorria somente as instituições financeiras tradicionais e quem tinha recursos para serem aplicados, também procuravam as mesmas instituições, que funcionavam como intermediários. Foi daí que surgiu a ideia de facilitar essa conexão entre as pontas, fazendo muito uso da tecnologia para gerar negociações.

Desde então, a companhia se especializou em atender PMEs e já fez parcerias nesse sentido, oferecendo crédito para consultores de venda direta de renomadas companhias e vendedores de marketplaces.

Outro diferencial da Credisfera é a experiência que os sócios fundadores têm no mercado de crédito, pois tiveram passagens por empresas como Itaú, Unicard, Banco Real, Unibanco AIG Seguros, entre outras.

Já a história da Dooca, começou em 2015, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, quando os fundadores decidiram montar uma agência para criação de sites e e-commerces. Percebendo uma latente demanda das pequenas empresas por lojas virtuais, decidiram criar uma plataforma para facilitar a entrada dessas no mundo digital.

Desde 2019, a Dooca vem consolidando um programa de parceria com agências de publicidade, que junto com outros canais de aquisição, teve um crescimento exponencial de mais 650% em números de clientes e um ARR (Receita Anual Recorrente) de R$ 5 milhões.

Leia também: Locaweb compra ConnectPlug e entra para o mercado de PDV