Logo E-Commerce Brasil

Livros são produtos mais comprados pelas mulheres

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os produtos mais comprados pelas mulheres são os livros (33%), seguidos por Moda (32%), Sapatos (30%) e, empatados, cosméticos e computadores e periféricos (ambos com 26%). No caso dos homens, eles compram muito mais eletrônicos (39%), computadores (33%) e sapatos (24%). Livros empatam, com 24%.

Segundo a pesquisa realizada pela Forrester a pedido do Mercado Livre com mil mulheres e mil homens nas regiões metropolitanas do Brasil, a participação das mulheres internautas dos grandes centros cresceu de 56% em 2011 para 67% em 2014 nos últimos quatro anos. Ainda segundo a pesquisa as mulheres vêm comprando online em um ritmo mais acelerado do que os homens. 

De 2011 a 2014, o percentual de mulheres que compram online passou de 56% para 67%; enquanto o percentual de homens se manteve estável no período, com 65%. As conclusões são parte de um estudo completo sobre o comércio eletrônico da consultoria, o Global Technographics Online Benchmark Surveys, 2014.

Tanto as mulheres (62%) quanto os homens (68%) utilizam o desktop como principal equipamento, não só para compras. Em relação a laptops e tablets, a preferência é maior entre as mulheres: laptops respondem por 60% entre elas e 57% entre eles; e o tablet por 35% entre as mulheres contra 33% entre os homens.

Um contingente maior de mulheres (26%) costuma gastar entre R$ 186 e R$ 460 nas compras em um período de 3 meses. O segundo maior grupo (18%) gasta de R$ 461 a R$ 920 no mesmo período, e 16% gastam de R$ 921 a R$ 1.840. Cartão de crédito (66%) e boleto bancário (49%) são as formas preferidas de pagamento do público feminino.

Fonte: Paraiba Total