Logo E-Commerce Brasil

Linx lança solução para integrar pagamentos via Pix

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Linx anunciou a integração do Pix no TEF Linx. A solução, desenvolvida pela Linx Pay Hub, funciona a partir do sistema de Transferência Eletrônica De Fundos (TEF). De acordo com a empresa, a tecnologia do TEF realiza todo o processo de pagamento, integrando o sistema de vendas dos varejistas com as principais empresas adquirentes e carteiras digitais responsáveis pela autorização do pagamento.

“Por estar totalmente integrado ao sistema de ponto de venda do varejista, o pagamento com o Pix via TEF será contabilizado como qualquer outro. O comprovante é emitido assim que a compra for confirmada em, no máximo, 10 segundos, e o varejista terá a visualização completa dos seus recebíveis no final do dia, da semana ou do mês”, comenta Denis Piovezan, VP da Linx Pay Hub.

Na prática, o cliente ganha o tradicional canhoto de recibo e o varejista garante que o pagamento aconteceu no sistema, coletando informações sobre a conta bancária em que o valor entrou, taxas aplicadas à transação, montante recebido via Pix em um determinado período e estratégias de ofertas para a modalidade.

Piovezan explica que o pagamento instantâneo será feito a partir de um QR Code, gerado no momento da compra, que estará disponível na tela do sistema de venda ou na loja com o sistema TEF Linx integrado ao Pix e/ou QR Linx. Neste momento, bastará ao cliente utilizar seu internet banking ou sua carteira digital preferida em um dispositivo móvel, como um smartphone, para ler o código e realizar o pagamento.

Integração deve impulsionar adesão do Pix no varejo

De acordo com a Linx, empresas do setor já trabalham em conjunto para consolidar o Pix no varejo em 2021, oferecendo opções aos clientes em lojas físicas e virtuais. No final de 2020, as duas principais barreiras apontadas por gestores eram a confirmação do pagamento e a conciliação no sistema.

Por isso, uma das apostas para os próximos meses é justamente a integração do Pix no TEF. “O Pix será mais uma opção dentro desse sistema que permite receber pagamentos de diversas bandeiras de cartões e de forma unificada ao sistema de ponto de venda. Trazendo agilidade, alto desempenho e total controle para a loja”, afirma Piovezan.

Leia também: Varejo do futuro: como soluções financeiras digitais na evolução do setor