O indicador que mede as vendas no varejo da China registrou alta de 12,4% em junho ante o mesmo período do ano anterior, desacelerando em relação ao crescimento de 12,5% observado em maio, na mesma base de comparação. Analistas consultados pela Market News International projetavam alta um pouco maior, de 12,5% em junho. Da mesma forma, no acumulado deste ano até junho as vendas no varejo cresceram 12,1%, desacelerando ante a alta de 12,7% do mesmo período de 2013.
A China tem um dos mercados de varejo que crescem mais rapidamente no mundo ,com crescimento anual, que passa da casa dos dois dígitos. Um dos motivos é o aumento constante da renda das famílias no país. De acordo com a Unidade de Inteligência Econômica, a China deverá ultrapassar os EUA como maior mercado de varejo do mundo em 2016.
Este ano, por conta do IPO do Group Alibaba na bolsa de NY, muitos começaram a prestar um pouco mais de atenção para o que acontece do outro lado do Pacífico na parte do varejo. Com o valor de US$130 bilhões, o Alibaba tem o dobro do valor de mercado do eBay. Já com o valor de US$220 bilhões, estimado pela Morningstar, a empresa chinesa valeria mais que a Amazon.
O Alibaba tem três marketplaces na China: o Taobao, aberto para qualquer residente legal no país; o Tmall, que hospeda lojas registradas, inclusive grandes marcas como Gap, Apple e Nike; e o site de compras coletivas Juhuasuan. As compras nessas três plataformas totalizaram o valor de US$270 bilhões no ano fiscal que terminou em 31 de março de 2014. Outra loja, do grupo, conhecida pelos brasileiros é a All Express.
Nesta 5a edição do Fórum E-Commerce Brasil, #FORUMECBr14, nos dias 12 e 13/08, no Expo Transamérica, em São Paulo, teremos, pela primeira vez, o case de um varejista chinês: a LightInTheBox, através da participação do VP de Operações Yong Jiang.
A LightInTheBox é uma companhia de varejo online global, sediada em Pequim, que envia produtos diretamente aos consumidores em todo o mundo. Fundada em 2007 a loja disponibiliza em 26 idiomas todos os seus produtos.
Desde junho de 2013, a LightInTheBox (NYSE: LITB) faz parte das empresas, do varejo online, com ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE: New York Stock Exchange) com o símbolo “LITB”. Três meses depois a empresa obteve um retorno de 72.2 milhões de dólares na bolsa atingindo 1.2 milhões de clientes, ativos, no segundo trimestre de 2013 em mais de 200 países.