Líderes empresariais analisam o futuro dos shoppings no Brasil
Setor representa uma das mais importantes áreas da economia: foram instalados 38 shoppings no país em 2013 e para este ano a expectativa é inaugurar mais 43
Buscar a convergência entre os shoppings centers e o mercado varejista, entender as tendências de comportamento do consumidor e o impacto das vendas pela internet foram os principais temas debatidos no 1º Fórum de Shoppings Centers do Brasil realizado nesta quinta-feira, 13, no Grand Hotel Hyatt, em São Paulo.
O evento, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., em parceria com o LIDE Comércio, sob o comando de Marcos Gouvêa de Souza, atingiu seu maior objetivo: reunir os principais nomes do empreendedorismo nacional e as maiores forças do varejo.
A abertura do Fórum foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin, que contou com as presenças do secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Calabi; do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia; do presidente da Abrasce, Luiz Fernando Pinto Veiga e do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato.
Sucesso de público, o Fórum debateu o mercado nacional e as perspectivas de crescimento para o setor nos próximos anos. Foram quatro rodadas de palestras. Entre as principais temáticas, o atual cenário e o futuro dos shopping centers no Brasil estavam em pauta. “O setor busca expansão e, para isso, precisa saber lidar com as questões relacionadas à globalização, como o crescimento do comércio eletrônico e a chegada das marcas internacionais”, explica Luiz Marinho, sócio- diretor da GS&BW e um dos organizadores do evento.
O avanço dos shoppings para cidades do interior e regiões de periferia foi outro assunto amplamente discutido entre os especialistas. “A ideia de construir um shopping desde a sua concepção até os serviços que serão oferecidos, tem que estar totalmente afinados aos critérios do consumidor. O cliente quer ser surpreendido, quer qualidade. É preciso o envolvimento da comunidade e dos lojistas para termos um retorno satisfatório”, afirma Marcos Carvalho, co-presidente da Ancar Ivanhoe.
Para os empresários que manifestaram preocupação com crescimento do comércio eletrônico, João Doria Jr. mandou um recado: “O latino, sobretudo os brasileiros, gostam de viver, passear, ver gente e os shoppings cumprem esse papel. A chegada de 43 novos centros comerciais apenas neste ano, quase 550 no Brasil e 418 pessoas reunidas, aqui, explica isso!”, enumera.
“Pudemos sinalizar uma importante mudança de cenário sobre vários pontos de vistas. Consumidor, cenário macroeconômico e a análise do país pelos olhos estrangeiros cria uma nova realidade, um momento em que todos os agentes devem repensar seu papel e sua atitude”, alerta Gouvêa.
Por: Administradores