Logo E-Commerce Brasil

Com o lançamento do projeto, Starbucks atrai olhares internacionais

A Starbucks, maior cadeia de cafeterias do mundo, trouxe ao público brasileiro uma experiência inovadora, permitindo a aquisição de seus produtos em todo território nacional, por meio de seu novo e-commerce: o Starbucks® Coffee At Home. A Starbucks e a Nestlé, em colaboração pela Aliança Global de Café, permitiram que o braço brasileiro da empresa se tornasse o primeiro, e o único até aqui, a desenvolver um e-commerce próprio. O projeto foi programado pela WEBJUMP, empresa de transformação digital especializada na construção de lojas virtuais escaláveis, flexíveis e seguras, com a tecnologia Adobe Commerce, líder mundial em plataforma para e-commerce B2B e B2C.   

Nos demais países do mundo, os produtos Starbucks são comercializados na internet em ambientes externos, ou seja, estão disponíveis em outros marketplaces, que trabalham invariavelmente com outras linhas de produtos. No Brasil, a experiência Starbucks ® Coffee At Home mostrou a necessidade da empresa estar à frente deste ambiente digital.  

“Houve uma expansão da marca no Brasil. As lojas premium surgiram nas mais importantes cidades do país. As pessoas passaram a consumir os nossos produtos e enxergamos a necessidade de expansão do portfólio, com o e-commerce. Assumimos o controle de todo esse portfólio e hoje é possível degustar produtos Starbucks em qualquer cidade do Brasil”, afirma João Kalil, e-business de café e bebida da Starbucks. 

A plataforma foi construída com objetivo de transcender a mesma qualidade de experiência das lojas físicas para o mundo virtual, de modo que pudesse atender às necessidades de negócio da Starbucks. “Com a Adobe Commerce, o resultado foi um e-commerce customizável e que proporcionou autonomia à Nestlé para fazer atualizações. Além disso, o site é integrado com todas as logísticas e pagamentos de forma dinâmica. Com uma equipe 100% dedicada, o resultado é um ambiente digital elegante, moderno e que encanta os usuários ao transmitir os valores da marca”, explica João Paulo Vezzoli Júnior, Retail Account Director na Adobe. 

Além de oferecer um e-commerce de excelente performance, outros requisitos tiveram que ser atendidos, como as normas de segurança no processo de compra online exigidas pela empresa e o próprio layout, que segue o mesmo modelo das demais representações da rede no mundo. 

“O projeto foi construído com a ótica da Starbucks, criando uma plataforma de experimentação da linha de produtos disponível e ao mesmo tempo abrindo a porta do At Home para todo o Brasil. Tivemos uma preocupação grande para potencializar o User Experience (UX), com boas sugestões, pensando fora da caixa e sempre levantando questionamentos para enriquecer ainda mais o projeto”, disse Erick Melo, Chief Commercial Officer da WEBJUMP. 

A decisão pelo desenvolvimento e controle do próprio e-commerce é bastante comemorada pela companhia. Isso porque, além de toda a eficiência, comodidade e agilidade, o serviço começa a despertar o interesse das outras unidades da Starbucks espalhadas pelo mundo.  

“O mundo está olhando o que estamos fazendo aqui. Existem conversas e percebemos que há um interesse. Isso é satisfatório, porque mostra a importância do nosso trabalho. A Starbucks tem uma reputação grande, então não podemos frustrar o nosso consumidor. Por isso, nosso e-commerce está em constante evolução e sempre trazendo novas experiências”, disse Kalil.  

Prova disso é que o e-commerce da Starbucks se prepara ainda para lançar novos conteúdos, como páginas imersivas sobre receitas, campanhas e torras. Um e-commerce é um ecossistema vivo, com começo, meio e evolução. Para fomentar ainda mais essa evolução do projeto, a Starbucks trabalha alinhada com seu pós-venda, escutando o que o seu consumidor final tem a dizer sobre sua experiência online. Colocar seu cliente no centro das estratégias é vital para qualquer companhia que almeja sucesso no comércio eletrônico. 

Quer entender como a WEBJUMP está auxiliando a Starbucks em seu novo ecossistema digital? 

Entre em contato com o Mauro Nascimento, especialista de Novos Negócios da WEBJUMP, ele fará um overview de todo o projeto para você.  Clique aqui para agendar um bate papo e descobrir como a transformação digital pode mudar as diretrizes de sua empresa!