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Justiça isenta Amazon por morte de adolescente que ingeriu produto do site

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Suprema Corte de Ohio informou na quinta-feira (1º) que a Amazon não era legalmente responsável por um incidente de 2014 no qual um adolescente morreu após ingerir um produto chamado Hard Rhino Caffeine Powder, comprado no site da empresa. Esta é a última de uma série de decisões judiciais sobre se as empresas de e-commerce devem ser responsabilizadas por produtos defeituosos adquiridos em suas plataformas.

Quase 60% dos bens físicos adquiridos no site da varejista são vendidos por empresas externas. A companhia faturou US$ 53,8 bilhões com serviços de terceiros no ano passado. A varejista norte-americana descreve seu papel nessas vendas como mera facilitadora e, tradicionalmente, argumenta que não deve ser vista como parte dessas transações.

Os clientes irritados têm questionado essa explicação por alguns motivos. Em primeiro lugar, nem sempre é fácil responsabilizar as empresas que vendem produtos defeituosos.

Algumas pessoas que tentaram processar vendedores individuais da Amazon descobriram que eles existiam inteiramente fora da jurisdição dos Estados Unidos ou nem mesmo conseguiram descobrir quem eram. Em julho, a Amazon disse que iria parar de permitir que os comerciantes permanecessem anônimos.

Responsabilidade de terceiros?

Em muitas transações com vendedores terceirizados, a Amazon também é um participante bastante ativo. Em agosto, um tribunal de apelações da Califórnia decidiu que a empresa era responsável pelos ferimentos causados ​​a um cliente que o processou depois que uma bateria de laptop que ela comprou explodiu. Em sua decisão, o tribunal observou que a Amazon armazenava a bateria em seu depósito, recebia o pagamento e a enviava em embalagens com a marca Amazon.

Em contraste, no caso do pó de cafeína de Ohio, em que a Amazon não foi considerada responsável, o vendedor fez seu próprio envio. No futuro, a Amazon teoricamente poderia assumir a responsabilidade legal pelas transações sobre as quais exerce mais controle, evitando-a para aquelas sobre as quais tem menos controle.

Então, novamente, a Amazon pode continuar apelando de casos que não considera satisfatórios e ver se consegue fazer com que a Suprema Corte dos EUA resolva a questão por completo.

Mudanças na legislação

A Amazon parece saber que uma mudança está chegando. Depois que os legisladores da Califórnia estabeleceram um plano para responsabilizar as plataformas de comércio eletrônico pelo que é vendido em seus sites, o esforço obteve um patrocinador improvável: a própria Amazon.

Aparentemente apostando que a responsabilidade adicional era inevitável, a empresa disse que apoiaria tal lei, desde que eliminasse ” brechas para alguns mercados escaparem da responsabilidade”. O CEO da Etsy respondeu acusando a Amazon de “tomar medidas ousadas para eliminar seus concorrentes , promovendo uma legislação complexa e difícil de cumprir que só eles podem absorver”.

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As informações são da Bloomberg