Um em cada cinco usuários de internet ao redor mundo costuma bloquear anúncios publicitários, e a maior parte é de jovens entre 16 e 34 anos.
Isso é o que indica pesquisa da Kantar TNS realizada com internautas de 50 países diferentes em setembro de 2016. De acordo com o levantamento, 18% disseram usar aplicativos para bloquear propagandas. Entre quem tinha de 16 a 34 anos, o percentual chegou a 20%, enquanto 14% dos que estavam na faixa dos 55 a 65 anos afirmaram ser adeptos da prática.
Apesar de esses números variarem conforme o país pesquisado, no geral os participantes disseram não só bloquear anúncios no desktop como também em seus celulares. Nos Estados Unidos, usuários responderam não gostar de conteúdo invasivo e irritante – por exemplo, páginas onde vídeos e áudios iniciam-se automaticamente.
De acordo com outro estudo, feito pela GlobalWebIndex, usuários de internet do mundo inteiro buscam resolver problemas similares em relação à propaganda: 55% disseram usar aplicativos de bloqueio por conta da quantidade muito grande de publicidade inconveniente ou irrelevante, enquanto 48% reclamaram que esses anúncios ocupam muito espaço na tela.
Apesar da baixa adesão a essa estratégia de marketing, a quantidade de pessoas que consideram positiva a experiência com conteúdo de marcas nas redes sociais foi o dobro das que admitiram ter bloqueado, também entre os jovens.
Fonte: eMarketer