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Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa Venda Válida em parceria com o E-Commerce Brasil mostra que 88% dos e-commerces realizaram alguma mudança técnica, operacional ou no modelo de negócios para tornar a experiência do consumidor mais agradável.

Além disso, 92% dos respondentes afirmaram que o e-commerce leva em consideração as etapas da jornada de compra ao construir ações estratégicas.

Pontos de contato: cliente para a marca

Respondendo a pergunta sobre os pontos de contato oferecidos aos consumidores no site e podendo assinalar mais de uma alternativa, 88% dos lojistas responderam que disponibilizam o contato por e-mail.

84% afirmaram que o ponto de contato é feito por intermédio das redes sociais e 72% por telefone.

56% informaram que usam formulários no site, enquanto 40% usam os chatbots. Por fim, 12% assinalaram o uso do WhatsApp.

Contato marca com o cliente

Agora quando o assunto é a marca entrar em contato com o consumidor, os e-mails também são os preferidos (com 80% das respostas), porém seguidos pelo WhatsApp (68%).

38% afirmaram usar SMS e 28% notificações push. Por fim, 12% usam ligações telefônicas e 8% não se comunicam com os clientes.

Carrinho abandonado

Em casos nos quais o usuário não finaliza a compra, 60% afirmaram que as ações feitas para incentivar o retorno e a conversão são feitas por e-mail.

16% usam o WhatsApp com esta finalidade. Na faixa dos 4% houve 2 respostas: notificações push e SMS.

16% dos entrevistados não fazem ações para recuperação do carrinho abandonado.

Vantagens

Ainda pensando em melhorar a conversão do e-commerce, os lojistas foram questionados sobre as vantagens oferecidas aos consumidores. 80% oferecem descontos e 72% cupons.

Fidelidade como benefício foi assinada por 12% dos respondentes. E as indicações em troca de vantagens são oferecidas por 8%.

Boas práticas

Os lojistas foram questionados também sobre as boas práticas aplicadas em seu e-commerce para ajudar na conversão.

88% afirmaram usar anúncios pagos, 72% fazem análise de KPI’s e 56% oferecem diferentes formas de entrega.

Além disso, 48% praticam a flexibilização dos preços e 44% oferecem recomendações de produtos, enquanto 28% trabalham com comunicação personalizada.

Pós-venda

Quando o assunto é pós-venda, 76% oferecem canais de suporte e atendimento. 60% também enviam pesquisas de satisfação ou NPS.

40% procuram fazem envio de comunicação sobre os produtos ou serviços e 12% oferecem vantagens para a recompra.

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