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JET publica guia completo sobre vendas via WhatsApp

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A JET acaba de publicar o Guia de Vendas via WhatsApp. Com mais de 30 páginas, o material traz uma série de informações sobre como o varejo pode incrementar suas vendas com os serviços de mensageria.

Nos últimos meses, muitas empresas tiveram que alterar seu modelo de vendas, concentrando-se nas plataformas online. Para quem já tinha um e-commerce, essa mudança foi mais fácil e, assim, foi possível recuperar de maneira mais rápida parte do faturamento.

Operações que ainda não trabalhavam com vendas online tiveram que correr atrás, buscando novas formas de se relacionar com o seu público e, claro, fechar as vendas.

Neste cenário, serviços de mensageria, como o WhatsApp, ganharam muita relevância, uma vez que fazem parte do dia a dia do público.

Lidar com as especificidades deste novo ambiente, porém, nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas.

“Como temos feito a implantação do ZapCommerce para dezenas de lojas nos últimos meses, conseguimos ter uma visão muito clara do que realmente funciona nessa área”, afirma Gustavo Chapchap, CMO da JET e do ZapCommerce e líder do Comitê de E-commerce da Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).

O Guia de Vendas via WhatsApp, preparado a partir das experiências dos especialistas da JET, reúne dados sobre o crescimento no uso dos apps e diversas orientações a respeito do treinamento das equipes de vendas.

“Aquela figura do vendedor da loja física que fica lá parado, aguardando o cliente comprar, não faz mais sentido. Então, é importante capacitar este profissional para realizar as vendas online”, afirma Gustavo, observando que as dicas sobre como abordar o cliente via WhatsApp foram priorizadas no Guia.

A preocupação, neste caso, é que as experiências proporcionadas aos clientes são cada dia mais relevantes para o sucesso das operações, até porque o público tornou-se mais exigente, bem informado e ciente de que tem um papel ativo nas suas relações de consumo.

“O foco das operações deve estar no relacionamento estabelecido com o consumidor, independentemente do canal de interação”, enfatiza Gustavo, lembrando que, no contato via WhatsApp, é importante respeitar as particularidades do canal, que exige um tratamento mais pessoal.

O Guia de Vendas via WhatsApp foi preparado justamente com o propósito de ajudar quem tem interesse em aprimorar suas estratégias de vendas nesse canal.

Para isso, o conteúdo trata, de forma aprofundada, dos seguintes tópicos:

  • Mudanças no comportamento do consumidor;
  • Aumento do acesso aos aplicativos de mensagens;
  • Jornada de compra no ambiente digital;
  • Novas formas de atuação do varejo;
  • Estratégias mais adequadas para ativar vendas;
  • Ações específicas para o WhatsApp;
  • Vantagens de apps como o ZapCommerce.

A publicação, lançada em setembro pela JET e com distribuição gratuita para o mercado, está disponível para download neste link.