O comportamento omnichannel dos consumidores não é uma novidade. O cliente não diferencia os canais offline e online, o que importa para ele é ter uma boa experiência de compra.
Pesa, neste caso, a conveniência de poder escolher como vai se relacionar com a marca e como fechará a venda: site, mobile, redes sociais, marketplace, WhatsApp etc.
Para o varejo, isso significa que sairá na frente quem tiver uma plataforma omnichannel, preparada para fazer a integração da operação e, assim, atender ao cliente onde e como ele desejar.
Quem ainda tem dúvidas sobre a necessidade de atuar com esse foco no e-commerce, deve ficar atento aos números:
Segundo estudo da FGV, antes da pandemia, o comércio eletrônico representava 9,2% das vendas do varejo brasileiro.
Em junho de 2021, essa participação, calculada com base nos resultados de 745 empresas de diferentes segmentos, chegou a 21,2%.
Esse crescimento tem relação direta com a omnicanalidade, uma vez que hoje os clientes têm considerado em suas decisões a possibilidade de fazer a compra no online e retirar na loja física (e vice-versa), como também o fato de a empresa oferecer as mesmas condições em todos os seus canais.
Parceria para fortalecer o omnichannel
Atenta às oportunidades que essa mudança tem gerado para o mercado, JET e Presence estão fortalecendo a sua parceria para que as empresas possam investir cada vez mais nessa integração entre o físico e o online.
Com mais de 20 anos no setor, a JET é uma das líderes do país no desenvolvimento de soluções para o comércio eletrônico, disponibilizando a JET Neo, plataforma omnichannel, e o ZapCommerce, que viabiliza vendas via WhatsApp.
Há mais de 30 anos no mercado, a Presence é uma das principais fornecedoras de ERP do varejo, oferecendo um sistema completo e integrado, atendendo mais de 2.000 clientes e milhares de pontos-de-venda.
As soluções da JET, por sua vez, são empregadas hoje em mais de 15 mil lojas, entre as quais figuram alguns dos maiores e-commerces do Brasil.
“O objetivo dessa parceria é reforçar nossa presença na base de clientes da Presence, e vice-versa, utilizando a integração dos sistemas Presence e JET para viabilizar uma melhor experiência nos canais on e off-line. O aumento da relevância do digital na jornada de compra e o crescimento das vendas via e-commerce criaram um cenário que ganha muito com a integração dos sistemas JET e Presence”, enfatiza Gustavo Chapchap, CMO da JET.
Paulo Palmerio, CEO da Presence, concorda com essa análise, observando que essa busca, por parte das empresas, tem relação com a demanda do consumidor. “Especialmente nas datas em que as vendas costumam decolar, é preciso que os servidores tenham escalabilidade para suportar a alta demanda. O varejo precisa ter condições de oferecer aos clientes rapidez e qualidade”, afirma.
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