Com o objetivo de fomentar e apoiar o esporte no país, a JET fechou uma parceria com o projeto Acender para desenvolver a plataforma de captação de recursos para os atletas.
O site foi lançado no final de 2021 e, com a criação do crowdfunding, as doações feitas pela população têm sido destinadas a atletas de diferentes níveis, suprindo as necessidades dos três principais pilares para a profissionalização: financeiro, individual (cuidados com a saúde física e mental) e esportivo (materiais e melhores centros de treinamento).
Além da JET, responsável pelo desenvolvimento da plataforma digital para fazer a arrecadação dos recursos, o projeto tem o apoio e incentivo de grandes atletas, como o judoca medalhista olímpico Rafael “Baby” Silva e as empresas Braspag, Cielo e Inpyx.
O principal diferencial da iniciativa é a democratização — as cotas mais baratas custam R$ 50,00 mensais.
A plataforma conta com diversas funcionalidades desenvolvidas para facilitar a doção, além de garantir que os doadores tenham à sua disposição um ambiente seguro para fazer as transações.
“A sociedade precisa se unir para apoiar os atletas brasileiros, que ainda sofrem muito com a falta de incentivo. É um prazer enorme para nós, da JET, poder fazer parte do projeto Acender e saber que estamos colaborando e viabilizando a participação de outras pessoas. Utilizamos a nossa expertise em tecnologia para e-commerce para garantir um ambiente virtual agradável, seguro e capaz de ajudar em uma causa tão relevante”, afirma Gustavo Chapchap, CMO da JET.
O projeto Acender foi idealizado por Rodrigo Sassi, empreendedor digital e atleta, que tornou-se vice-campeão sul-americano de jiu-jitsu aos 16 anos.
Ele revela que, ao longo de sua trajetória, encontrou muitos esportistas que não conseguiram se manter no esporte por falta de recursos, daí a ideia de criar um projeto que pudesse apoiar esses atletas, assegurando as condições necessárias para que se desenvolvam plenamente.
“O projeto Acender vai propagar a chama do movimento olímpico ao maior número de pessoas possível, e esse objetivo se mistura com minha vida no esporte. Ser um atleta olímpico é inspirar e contagiar pessoas com os valores do esporte e transformar sonhos e planos em realidade”, explica Baby.
Para atingir esse objetivo com os atletas apoiados, o Acender conta com uma rede de parceiros e equipe multidisciplinar que irão apoiar os atletas com atenção à saúde, formação acadêmica (para os mais jovens) e infraestrutura de treinamento, além da remuneração pela prática esportiva por meio da captação de doações e patrocínios.
Leia também: JET investe para valorizar o conceito ESG na empresa