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JET cresce em 2021 e prepara expansão para o próximo ano

O ano de 2021 representou muitos desafios para as empresas, em virtude dos efeitos da crise sanitária e dos consequentes reflexos no cenário econômico.

Imagem de mãos sobrepostas

Para quem atua com o segmento de e-commerce, felizmente, o cenário foi positivo. Primeiro, por causa do aumento da adesão dos consumidores às compras no ambiente digital.

Segundo, pelo fato de os provedores de soluções tecnológicas terem se preparado para atender às demandas das operações que tiveram que acelerar a transformação digital do seu negócio.

O resultado desse processo é conhecido por todos: o comércio eletrônico cresceu significativamente entre 2020 e 2021 e aumentou a sua participação no faturamento do varejo.

Assim, ainda que nem todas as lojas tenham conseguido repor 100% dos resultados, é fato que muitas operações conseguiram minimizar as perdas e, em alguns casos, até crescer, o que foi um feito e tanto, considerando a instabilidade econômica.

Um bom exemplo pode ser visto no desempenho dos clientes da JET na Black Friday 2021. As empresas conseguiram superar os resultados de 2020, realizando a melhor Black Friday de todos os tempos.

Da parte da JET, os investimentos em infraestrutura deram certo: as lojas operaram sem instabilidade, mesmo com o aumento significativo do tráfego.

Além disso, como tem feito nos últimos anos, o time JET entrou em ação nos preparativos do evento, apoiando as lojas no desenvolvimento de iniciativas específicas para a ocasião.

JET expandiu sua carteira de clientes

Como uma das líderes do setor de e-commerce no Brasil, a JET colhe, neste final de ano, os resultados dos esforços empreendidos pela sua equipe em 2021.

Além da conquista de novos clientes (Daiso, Usiminas, My Body Store, Código Girls e Up2you, entre outros), o período foi positivo também em razão da ampliação de negócios com as operações que já utilizavam a tecnologia JET.

Neste caso, destaca-se, principalmente, o sucesso obtido com o ZapCommerce, desenvolvido para viabilizar as vendas via WhatsApp e outros aplicativos de mensagens.

Entre 2020 e 2021 o app ampliou consideravelmente sua base, até porque atendeu, de imediato, a necessidade das empresas de viabilizarem novos pontos de contato e de venda com seus clientes.

Foram muitos cases de sucesso no emprego do aplicativo, como os da Le Postiche e da Probel, que não apenas aumentaram o faturamento, como conseguiram adotar novos modelos de atuação rapidamente, incluindo os vendedores da loja física na jornada digital.

“A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas, que agora estão conseguindo unir, na prática, a conveniência do digital com as vantagens da venda da loja física”, comenta Gustavo Chapchap, CMO da JET.

Segundo ele, um dos diferenciais da JET neste momento foi conseguir atuar de forma muito próxima aos clientes, oferecendo a tecnologia adequada para suas necessidades e também todo o suporte necessário em termos de atendimento e mesmo de capacitação dos profissionais.

Investimento no capital humano

Para responder a essa movimentação do mercado em busca de soluções para e-commerce, a JET investiu pesado nas duas frentes centrais do seu negócio: capital humano e tecnologia.

Visando a qualificação da equipe e o aprimoramento do processo de seleção para o time, uma das mudanças foi a criação da área de Gestão de Talentos.

Implantada em 2021, a área foi responsável por garantir que, neste período de tantas mudanças na metodologia de trabalho, a JET conseguisse manter o seu time engajado no sucesso dos clientes.

Além das campanhas de comunicação interna visando o bem-estar da equipe, a Gestão de Talentos atuou de forma proativa para captação de novos talentos.

Felizmente, contrariando até os números do Brasil, na JET este foi um período de alta demanda. Foram abertas mais de 60 vagas ao longo do ano, em virtude da necessidade de expansão do time.

“A valorização do capital humano sempre foi um dos pilares da JET. Acreditamos que a tecnologia é importante, assim como a inovação, mas sabemos que para ter clientes satisfeitos temos que mobilizar nossos colaboradores”, afirma Gustavo.

Ele observa que na busca desses resultados a JET procura, o tempo todo, criar um ambiente propício para o desenvolvimento de sua equipe.

Isso acontece desde o início de suas atividades, mas com o crescimento da empresa foi importante ter uma área específica, responsável por organizar as atividades em prol deste objetivo.

Entre as iniciativas que têm sido implementadas, destaque para o modelo de gestão horizontal, com um foco mais colaborativo do que hierárquico.

No dia a dia, os esforços têm visado colocar em prática ações simples, mas que fazem diferença para o clima organizacional.

Foi criado, por exemplo, um programa de indicação para contratação que concede ao profissional responsável um voucher no IFood.

Na mesma linha, este ano os colaboradores participaram de ações especiais envolvendo Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Dia das Crianças, Dia do PET e Novembro Azul, apenas para citar algumas.

Como explica Gustavo, essas iniciativas têm influenciado positivamente o desempenho da JET, até porque hoje está muito claro que a entrega de soluções com tecnologia avançada e de alta performance é resultado de um time inquieto, engajado, unido e com vontade de fazer a diferença.

De olho na responsabilidade socioambiental

Ciente do seu importante papel de liderança no setor de e-commerce, a JET também intensificou este ano suas iniciativas em ESG – Environmental, Social and Governance.

Neste sentido, figuram entre as atividades de 2021 a adesão a Carbonext para compensar 100% das emissões de gás carbônico da empresa.

Com isso, a JET tornou-se a primeira empresa de e-commerce com carbono neutro no Brasil.

Outra frente importante são os projetos pró-bono para viabilizar obras sociais de grande relevância em suas respectivas comunidades.

É o caso da loja da Fundação Malaquias, realizado em parceria com a agência GNU, e que tem conseguido apoiar as populações ribeirinhas por meio da venda de seus produtos via e-commerce.

No caso do Projeto Acender, a JET disponibilizou a plataforma para o crowdfunding que visa arrecadar doações para atletas de diferentes níveis.

Os recursos captados serão entregues tanto em dinheiro quanto em materiais e cobertura de custos. Além da JET, o projeto tem o apoio e incentivo de grandes atletas, como o judoca medalhista olímpico Rafael “Baby” Silva e as empresas Braspag, Cielo e Inpyx.

Expectativas otimistas para 2022

Para 2022, as expectativas são positivas, até em razão do fato de a empresa estar muito bem preparada para apoiar os clientes que precisam investir cada vez mais em operações omnichannel.

Como o digital deve continuar se consolidando, uma vez que as vendas online consolidaram-se como uma importante aliada do varejo, a tendência é que a carteira de clientes volte a crescer.

Além disso, com os investimentos realizados em tecnologia e na valorização do capital humano, a JET espera elevar o seu faturamento via o crescimento dos clientes atuais.

Assim como recomenda para as lojas que empregam as suas soluções tecnológicas, a JET investe cada vez mais em retenção, entendendo que o sucesso das empresas vai gerar novos negócios para a operação.

Por isso, as atenções se voltam, por exemplo, para o programa de parcerias com agências e demais fornecedores do ecossistema do e-commerce.

Hoje são mais de 60 parceiros certificados, com os quais a empresa mantém parcerias de verdade, ou seja, que se traduzem numa relação ganha-ganha, de forma a impulsionar a geração de negócios.

“Estamos confiantes de que este modelo de atuação, valorizando sempre a humanização das atividades, continuará impactando positivamente nosso desempenho”, finaliza Gustavo.

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