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JD.com inaugura pavilhão virtual dedicado a Portugal

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O gigante chinês do comércio eletrônico JD.com inaugurou um pavilhão virtual dedicado à venda de produtos portugueses, consumando um acordo assinado em 2018 com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Na primeira fase, o portal vai focar em vinhos, mas o projeto está aberto para diferentes setores, incluindo o agroalimentar, explicou à agência Lusa o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

O Pavilhão de Portugal integra a Quinta do Portal, Symington, Bacalhoa, Porto Reccua e Real Companhia Velha. No total, candidataram-se cerca de 95 empresas portuguesas, segundo a AICEP.

“Todas as empresas que se candidataram foram analisadas e contatadas e, caso o negócio lhes seja favorável, participarão nas diferentes etapas do projeto”, disse Castro Henriques, segundo reportagem do jornal português Observador.

JD.com no mercado chinês

A China é líder mundial em vendas pela internet. Segundo o ministério do Comércio chinês, no ano passado, o volume total de transações em vendas online na China atingiu 34,81 bilhões de yuans (4,2 bilhões de euros), mais de metade do conjunto mundial de vendas pela internet.

Com sede em Pequim, o JD.com é a segunda maior empresa de comércio eletrônico no país, seguida pelo grupo Alibaba, detendo 25% da quota de mercado.

A empresa local Eternal Asia, com sede em Shenzhen, no sul da China, está responsável pela intermediação entre as empresas portuguesas e o JD.com, ficando responsável pela importação, distribuição e estratégia de marketing.

A mesma empresa trabalhará “igualmente com os operadores económicos portugueses envolvidos neste projeto, no sentido de desenvolver as suas vendas no retalho físico”, disse Castro Henriques.

Para além de Portugal, 13 outros países detêm pavilhões virtuais no JD.com.

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Com informações do Observador